POLÍTICA PÚBLICA E A CONQUISTA DA PROFISSÃO
Artigos Científicos: POLÍTICA PÚBLICA E A CONQUISTA DA PROFISSÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SarinhaBragas • 11/10/2013 • 958 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
POLÍTICA PÚBLICA E A CONQUISTA DA PROFISSÃO
Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social, (mod.IV-Noturno) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social IV PROFESSORA: Claudia Maria Ferreira
Betim
2010
SUMÁRIO
1. 1NTRODUÇÃO.....................................................................................4.
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................5
3. CONCLUSÃO....................................................................................... 7
4. REFERÊNCIAS.....................................................................................8
INTRODUÇÃO
O profissional de Serviços Sociais no Brasil precisa conhecer e entender mais o contexto histórico, que os cercam e as radicais mudanças, pois a cada segundo a história tem outro contexto. A rapidez do avanço da globalização, do capitalismo e a tecnologia fazem crescer e aparecer mais problemas de questões sociais, criando um leque aberto de necessidades do usuário, levando o profissional a tomar uma posição de crítica em busca de novas políticas sociais.
DESENVOLVIMENTO
A questão social é a expressão das desigualdades de uma sociedade totalmente capitalista. O serviço Social como profissão no Brasil vem caminhando para novas conquistas a cada dia, fundamentados na renovação, rompendo com o conservadorismo antigo e partindo para a redemocratização da sociedade, com novas teorias e novos métodos, amparados em novas leis, para melhor execução do trabalho.
Na época da ditadura militar, o profissional do serviço social era limitado a amortecer os conflitos e manter a “ordem”, distanciando a sociedade do Estado. É nesse contexto que as novas demandas surgem, a ampliação da visão e da metodologia precisa acompanhar, surge também a necessidade de novas políticas públicas. O profissional parte para o movimento de reconceituação e fortalecimento da prática como profissão, e avançam para os movimentos de classes.
A partir de 1982, a profissão parte para a efetivação do movimento de ruptura, projetando a formação profissional. São criadas varias instituições como: ABESS, ANAS, CFAS, hoje CFESS, CRESS, atendimento ao artigo 6 da Lei - 8662/93 que altera as denominações.
O movimento de reconceituação com redemocratização da sociedade brasileira apresenta o desenvolvimento da profissão, como cientifica, a reformulação da Lei regulamenta a profissão, a reformulação do Código de Ética, a reformulação das diretrizes curriculares e também a proposição do projeto ético político.
O profissional do trabalho de Assistente Social tem o desafio de apreender os elementos constitutivos da profissão, para
...