PORTA DE ENTRADA PARA O MERCADO DE TRABALHO
Relatório de pesquisa: PORTA DE ENTRADA PARA O MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rtttpedrooo • 20/11/2014 • Relatório de pesquisa • 752 Palavras (4 Páginas) • 513 Visualizações
A PORTA DE ENTRADA PARA O MERCADO DE TRABALHO
A melhor porta de entrada do jovem ao mercado de trabalho, sem dúvida, é a realização de um bom estágio. Ele permite ao estudante que passe a vivenciar um mundo desconhecido, o meio empresarial, sem que seja tratado e cobrado como um profissional. Com certeza, se o estudante souber compreender esse cenário e a empresa também, esse jovem talento acadêmico poderá aprender que, na prática, a teoria tem diversas facetas, e ele precisará saber trabalhar com essa realidade.
Infelizmente, em geral, o jovem não coloca o seu aprendizado sobre o mercado de trabalho como uma de suas prioridades de vida, só fazendo isso, como disse uma estudante em certa ocasião, quando a “água está batendo no traseiro”. Contudo, vale enfatizar: o mercado de trabalho não contrata quem só se movimenta com o “traseiro molhado” e não tenha percebido ainda que esse mundo fará parte de sua vida por dezenas de anos.
Para você, estudante, que está saindo para o seu primeiro contato com o mercado de trabalho, em busca de sua vaga de estágio, sem pretensão, apresento algumas dicas que podem ser úteis para o seu êxito em sua nova etapa de vida:
1. O mercado de trabalho não contrata amadores
Contando ou não com um agente de integração para ajudá-lo na identificação de uma oportunidade de estágio, você deve fazer a sua parte. O meio empresarial possui seus códigos de conduta e de comunicação, bem diferentes daqueles que domina, vinculados aos meios educacional e familiar. Estude esse mundo, que ainda é novo para você, navegue pela Internet, entenda mais empresas, como funcionam, seus valores e o que valorizam em seus colaboradores.
2. O mercado de trabalho não aceita alienados
Os selecionadores estão cada vez mais rigorosos e atentos com os candidatos a vagas de estágio. Verificam durante o processo seletivo como o jovem “surfa” no que acontece no mundo. Saberão valorizá-lo se perceberem que você é antenado, se procura se posicionar em função dos acontecimentos e está disponível para contribuir e realizar.
3. Você será contratado pelo seu preparo acadêmico e comportamental
Em qualquer empresa, minimamente organizada, haverá atenta verificação de sua condição acadêmica, mas, acima de tudo, total atenção em como está o seu preparo comportamental. Habilidades como inteligência emocional, trabalho em equipe, criatividade voltada para a inovação, relacionamento interpessoal, espírito cooperativo, confiança no próprio “taco” e coragem para assumir riscos, são amplamente valorizados. Arrogância e autossuficiência reprovam.
4. O seu currículo é importante, mas o seu plano de vida é decisivo
Dica de ouro para você: o seu currículo levará o seu nome até a porta da empresa. Para entrar, você necessitará de seu plano de vida. empresas estão valorizando os candidatos que possuem esse importantíssimo instrumento de orientação pessoal para o futuro. Se houver compatibilidade entre o que o candidato quer para o seu futuro com os planos da empresa para os próximos anos, chances de casamento aumentam exponencialmente. Se você não souber
...