PORTFÓLIO DESENVOLVIMENTO E PROJETO DE PRODUTO
Por: Luciano Gonçalves • 22/8/2018 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA – 6 MÓDULO
LUCIANO
PORTFÓLIO
DESENVOLVIMENTO E PROJETO DE PRODUTO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
LUCIANO
PORTFÓLIO
DESENVOLVIMENTO E PROJETO DE PRODUTO
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Industrial Mecânica do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Gestãp de Tecnologia.
Prof. Walter
Guarulhos
2017
[pic 2]
Ferramenta 16 – Conceitos chaves sobre planejamento estratégico / 17 – Análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (FFOA)
RESUMO
O planejamento estratégico primeiramente tem que ser embasado em três pilares determinantes, sendo eles: Missão, Visão e Valores.
A missão o objetivo é para o qual a empresa foi criada, qual a função perante a sociedade e para a empresa em si, deixando claro o papel de sua existência.
A visão é determinante para identificar onde a empresa quer chegar, quais os caminhos tem que percorrer, público a atingir, com foco no futuro.
Os valores será a base para a construção de todos os outros, pois é a essência da empresa, o que prega e busca como ética, responsabilidade social entre outros.
Para a definição do Planejamento estratégico sua base será definida pelos pilares citados anteriormente.
A estretégia é como faremos determinados objetivos estipulados, ou seja, para lançar um produto ou serviço, é necessário fazer uma pesquisa de mercado antes de inserir no mercado, onde questões de custos, devem ser analisado pontualmente.
Entretanto para um planejamento estratégico eficiente, eficaz, deve-se potencializar os pontos fortes que a empresa tem, sempre agregando valores a isso, para que o cliente perceba este potencial com clareza.
Todavia as ameaças ou pontos fracos identificados pela empresa, tem que ser analisados pontualmente, pois essa deficiência é crucial podendo afetar a saúde financeira da empresa.
CONCLUSÃO
Com a pesquisa referida, ficou claro para se desenvolver um plano de negócio eficaz, deve-se verificar a posição estratégica da empesa, sempre com o foco no futuro, analisar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças transformando em objtevidade, fazendo com que a empresa torne futuras ameças em oportunidades de negócios.
Por fim, certamente ambas contribuem de maneira preponderante para que o desenvolvimento do produto saia de forma a atender a missão e objetivos da empresa bem como de seus clientes, mas devem ser aplicadas da forma correta, com um planejamento estratégico adequado e acima de tudo com uma organização bem estruturada buscando sempre o retorno desejado.
BIBLIOGRAFIA
BAXTER, Mike R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Tradução Itiro Iida. 2. ed. rev. São Paulo: Blucher, 2000.
...