PPRA Programa De Prevenção De Riscos Ambientais
Casos: PPRA Programa De Prevenção De Riscos Ambientais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablolopes • 3/4/2014 • 476 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
1 - Cite uma vantagem de se elaborar um PPRA.
R: Melhor nível de saúde do trabalhador, redução de faltas de trabalho, a disposição física dos trabalhadores irá melhorar e o custo/benefício é muito positiva para a empresa.
2 - Cite uma responsabilidade do Empregador.
R: Colaborar e participar na implantação e execução do PPRA.
3 - Escreva com suas palavras para que serve um PPRA.
R: Serve como prevenção a riscos ambientas aos funcionários e também para antecipar qualquer risco desse tipo que possa ocorrer no futuro e prejudicar os trabalhadores.
4 - De que forma as INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS influenciam no PPRA?
R: Houve a facilitação do trabalho por diminuição ou eliminação dos riscos; redução dos riscos físicos e aumento dos psíquicos; aumento das exigências de qualificação; maiores dificuldades para os de maior idade. Com essas inovações, minimizou-se ou acidentes e doenças graves, surgiram novas doenças, câncer ocupacional por maior longevidade. Nas equipes de saúde do trabalho, houve uma maior obrigação de atualizar-se, trabalho em equipe Inter profissional, observação e acompanhamento de longo prazo, inclusão do sistema de saúde nas questões.
As inovações tecnológicas, trouxeram a intensa fragmentação e divisão de tarefas , fazendo com que vários trabalhadores ficassem expostos, em variados ramos da produção, aos esforços repetitivos. A isso também soma-se a intensa extração de sobretrabalho, seja pelas horas prolongadas ou pela exigência da produtividade.
5 - De que forma a REDIVISÃO SOCIAL E DE TÉCNICAS DO TRABALHO influencia no PPRA?
R: Houve a Fragmentação produtiva; Terceirização suja; Terceirização entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos; Risco excedente, Ausência de EPI, Baixa qualificação, Problemas com registro trabalhista, Perda salarial e de benefícios sociais, Perda da representação sindical. Padrões de adoecimento heterogêneo, mosaico entre tipos de exposição e doenças; Terceirização e domicilização, difundindo a exposição do risco e da doença; Mistura de ocupacional e não ocupacional; Exposição da população de diferentes faixas de idade e sensibilidades. Nas equipes de serviço de saúde no trabalho, houve a diluição e dispersão de responsabilidades entre empresa, contratados e prepostos; terceirização e a domicialização do risco desorganiza a lógica dos programas de saúde pela descontinuidade do acompanhamento efetivo ( NR-7 e NR-9 ); idem para fiscalização e para sindicatos; idem para competência de municípios e estados.
6 - De que forma DOWN SIZING influencia no PPRA?
R:
7 - De que forma INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO influencia no PPRA
R: Com a intensificação do trabalho houve aumento dos ritmos de trabalho; Aumento das responsabilidades; Complexidades variáveis; Variações das jornadas. Isso acabou criando novas doenças ocupacionais, foram elas: Envelhecimento prematuro; Adoecimento e
...