PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Pesquisas Acadêmicas: PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mandinhalove • 9/3/2015 • 369 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
Princípios Fundamentais da Contabilidade
Primeiramente o respeito das Regras e leis dos princípios Fundamentais da Contabilidade é obrigação do profissional e constitui condição de legitimidade(legalidade) das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Na aplicação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais, que servem para orientar a prática profissional.
Os princípios da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas a ciência da Contabilidade , predominando o entendimento científico e profissional do nosso País.O objetivo mais amplo da ciência social é o patrimônio das Entidades.
São os Princípios Fundamentais da Contabilidade:
I-) o da Entidade; reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes independentemente de pertencer a uma pessoa , um conjunto de pessoas , uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade com ou sem fins lucrativos, ou seja e o patrimônio da Empresa reconhecido pela contabilidade.Assim não se confunde com aquele dos seus sócios no caso de sociedade ou instituição.
II-) o da Continuidade; a Continuidade ou não Entidade, devem ser consideradas quando há classificação e avaliação das mutações patrimoniais, ou seja movimentações na empresa em pesquisas quantitativas e qualitativas. A Continuidade influência o valor econômico dos ativos e , ou em muitos casos, o valor ou o seu vencimento dos passivos , especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo determinado , previsto ou previsível.
III-) o da Oportunidade; O principio da Oportunidade tem para os usuários da informação contábil uma importância vital, refere-se a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, ou seja registros de notas determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
IV-) o da Registro pelo Valor Original; Os componentes do Patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País , que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores.
V-) o da Atualização Monetária; os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
...