PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ENGENHARIA ECONÔMICA
Pesquisas Acadêmicas: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ENGENHARIA ECONÔMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilaz • 26/9/2013 • 376 Palavras (2 Páginas) • 991 Visualizações
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ENGENHARIA ECONOMICA
1. Reconhecer e definir alternativas.As decisões são entre alternativas; é desejável que as alternativas sejam definidas claramente e que os méritos de todas as alternativas apropriadas sejam avaliados.
2.A necessidade de considerar as consequências. As decisões devem ser baseadas nas consequências esperadas das várias alternativas. Todas essas consequências ocorrerão no futuro.
3. A questão crítica das consequências para quem. Antes de estabelecer procedimentos para formulação de projetos e avaliação de projetos, é essencial decidir qual o ponto de vista a ser adotado.
4. Comensurabilidade. Ao comparar alternativas, é desejável fazer as consequências comensuráveis entre si, tanto quanto seja praticável. Isto é, as consequências de um investimento devem ser expressas em números e as mesmas unidades devem aplicar-se a todos os números. Em decisões econômicas, as unidades monetárias são as únicas que satisfazem as especificações dadas acima.
5. Irrelevância de aspectos comuns a todas as alternativas. Só as diferenças entre alternativas são relevantes na sua comparação.
6. Separação das decisões. Na medida do possível, decisões separáveis devem ser feitas separadamente.
7. Necessidade de critérios de decisão. É desejável ter um critério para a tomada de decisões, ou, possivelmente, vários critérios.
8. Escolha do critério principal. O critério principal a ser aplicado numa escolha entre investimentos propostos alternativos em bens corpóreos deve ser selecionado com o objetivo de fazer o melhor uso de recursos limitados.
9. Critérios secundários aplicados às consequências expressas em termos monetários.
Até mesmo as estimativas mais cuidadosas das consequências monetárias da escolha de alternativas diferentes podem revelar-se incorretas. É muitas vezes útil, a um divisor, fazer uso de critérios secundários que refletem, de alguma forma, a falta de certeza associada a todas as estimativas do futuro.
10. Dados irredutíveis do problema do investimento. As decisões entre alternativas de investimento devem dar peso a quaisquer diferenças esperadas nas consequências que não tenham sido reduzidas a termos monetários, assim como nas consequências que tenham sido expressas em termos monetários.
11. A necessidade de um ponto de vista sistêmico. Muitas vezes, há efeitos secundários que tendem a ser menosprezados quando são tomadas decisões individuais. Para considerar esses efeitos secundários, adequadamente, pode ser necessário examinar as inter-relações entre um número de decisões, antes de poder ser tomada qualquer das decisões individuais.
...