PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO
Dissertações: PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristiane0408 • 21/3/2014 • 2.158 Palavras (9 Páginas) • 508 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO
Curitiba
2013
FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Legislação Tributária, do curso de Ciências Contábeis do 3º período, na Faculdade Estácio de Curitiba.
Profª Cristiane L. Castro S. Peps
Curitiba
2013
SUMÁRIO
Conteúdo
INTRODUÇÃO 2
Direito Tributário 2
Princípios Constitucionais do Direito Tributário 2
Princípio da legalidade 2
Exceções ao Princípio da legalidade 2
Princípio da anterioridade 2
Exceções ao Princípio da anterioridade 2
Princípio da anualidade 2
Princípio da irretroatividade 2
Princípio da isonomia 2
Princípio da capacidade contributiva 2
Capacidade contributiva subjetiva 2
Capacidade contributiva objetiva 2
Progressividade das alíquotas 2
Regressividade 2
Seletividade 2
Princípio da vedação de efeitos confiscatórios 2
Princípio da imunidade recíproca 2
Princípio da imunidade de tráfego 2
Princípio da uniformidade geográfica 2
Princípio da Vedação de distinção em razão de procedência ou destino 2
Princípio da Tipicidade 2
Princípios constitucionais tributários específicos 2
CONCLUSÃO 2
BIBLIOGRAFIA 2
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os princípios constitucionais do Direito Tributário, iniciando- se com um breve relato sobre o Direito Tributário, seguindo para os princípios constitucionais do Direito Tributário.
Os princípios tributários estão relatados pela Constituição Federal de 1988, no Título VI, da Tributação e do Orçamento, Capitulo I, do Sistema Tributário Nacional, Seção II, das Limitações ao poder de Tributar.
Princípios jurídicos são as ideias centrais do sistema, que norteiam toda a interpretação jurídica, conferindo a ele um sentido lógico e harmonioso.
Os princípios estabelecem o alcance e sentido das regras existentes no ordenamento jurídico. Sempre que houver uma dupla interpretação da norma ou uma interpretação dúbia, deve-se recorrer aos princípios a fim de encontrar a solução interpretativa.
Direito Tributário
Direito Tributário é o conjunto de leis reguladoras da arrecadação dos tributos (taxas, impostos e contribuições de melhoria), bem como de sua fiscalização. Regula as relações jurídicas estabelecidas entre o estado e o contribuinte no que se refere à arrecadação dos tributos.
Princípios Constitucionais do Direito Tributário – Expresso na Constituição Federal de 1988, no Título VI, da Tributação e do Orçamento, Capitulo I, do Sistema Tributário Nacional, Seção II, das Limitações ao poder de Tributar.
Princípio da legalidade - O Princípio da Legalidade é um dos pilares do Direito Tributário, está previsto no artigo 150, Inciso I, da Constituição Federal.
Art. 150, Inciso I, CF - É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
O princípio da legalidade constitui o mais importante limite aos governantes na atividade de tributação. O princípio da legalidade e o princípio da anterioridade estão ligados ao princípio da segurança jurídica na relação entre o cidadão e o Poder público, no exercício do Poder de Tributar.
O tributo depende de lei para ser instituído ou para ser majorado. Se o tributo é veículo de invasão patrimonial, é prudente que isso ocorra segundo a vontade popular, cuja lapidação se dá no Poder Legislativo e em suas Casas Legislativas. Tal atrelamento, no trinômio “tributo-lei-povo” assegura ao particular um “escudo” protetor contra injunções estatais feitas por instrumento diverso de lei.
É imperioso destacar que a tarefa de “instituir o tributo”, apesar de unilateral na forma, não o é na essência, a instituição pressupõe o consentimento popular.
Exemplo: Se há um IPTU, em dado município, há, por certo, uma lei ordinária municipal que o instituiu e que deverá veicular.
Exceções ao Princípio da legalidade
Na Constituição Federal encontramos algumas exceções em relação ao princípio da Legalidade, o Poder Executivo tem liberdade de alterar as alíquotas dos impostos sobre exportações, importações, produtos industrializados e sobre operações financeiras através de decreto. É importante frisar que em relação à criação de tributos não existem exceções, ou seja, todos os tributos devem ser criados por lei.
Princípio da anterioridade - Limitação ao Poder de Tributar, previsto no art. 150, inciso III, alíneas
...