PROBLEMAS DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS: PROGRAMAÇÃO LINEAR
Artigo: PROBLEMAS DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS: PROGRAMAÇÃO LINEAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irlaferreira • 19/3/2015 • 258 Palavras (2 Páginas) • 806 Visualizações
3.1 – CARACTERIZAÇÃO GERAL
A programação linear (PL) é utilizada para resolver problemas de alocação de recursos. Em geral, os recursos disponíveis para a execução de todas as atividades no seu nível máximo. Assim, através da PL, é possível encontrar a “Solução Ótima” com a melhor distribuição possível de recursos.
As características dos problemas de PL são:
Um objetivo explicitado em termos de variáveis;
Restrições à aplicação dos recursos;
Possibilidade de representação por um modelo otimizado, com relações matemáticas lineares.
A PL é bastante eficaz para realização de estudos em organização de transportes, determinação de políticas de estoque, fluxos de caixa e investimentos além dos problemas de produção e mistura.
3.2 – MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PL
a) Formulação do problema
Uma marcenaria deseja estabelecer uma programação diária de produção. Atualmente a oficina fabrica apenas dois produtos: mesa e armário, ambos de um só modelo. Para efeito de simplificação, será considerado que a marcenaria tem limitações em somente dois recursos: madeira e mão-de-obra, cujas disponibilidades diárias são mostradas na tabela a seguir.
Recurso
Disponibilidade
Madeira
12m2
Mão-de-obra
8h
O processo de produção é tal que, para fazer 1 mesa, a fábrica gasta 2m2 de madeira e 2 horas de mão-de-obra. Para fazer um armário, a fábrica gasta 3m2 de madeira e 1 hora de mão-de-obra.
Além disso, o fabricante sabe que cada mesa dá uma margem de contribuição para o lucro de R$4,00 e cada armário dá uma margem de R$1,00. O problema do fabricante é encontrar o programa de produção que maximiza a margem de contribuição total para o lucro.
b) Definição das variáveis
X1 quantidade a produzir de mesa; e
X2
...