PROCEDIMENTO PARA UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS LEVES
Por: Brunaandrade222 • 25/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.855 Palavras (20 Páginas) • 317 Visualizações
1 OBJETIVO
Regulamentar o uso de veículos leves a serviço da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil e de empresas contratadas nas áreas internas e externas da área operacional da MFB e assegurar que os veículos atendam os requisitos da empresa e do Código de Trânsito Brasileiro.
2 APLICAÇÃO E ALCANCE
Este procedimento se aplicada a todos os locais e atividades da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil que utilizam veículos leves.
3 REFERÊNCIAS
- NOR.BRA.CIC.001 - Norma de Gestão de Documentos Normativos
- PRO.BRA.SSO.043 - Gerenciamento de Segurança em Transportes
- PRO.BRA.SSO.076 - Procedimento de Segurança para Mobilização e Desmobilização de Veículos e Equipamentos Móveis de Superfície
- Anglo Safety Way
- Regras de Ouro / Golden Roles
- Anglo Fatal Risk Standards
- PRO.BRA.SSO.014 - Procedimento de gerenciamento de mudança
- Resolução do CONTRAN
4 DEFINIÇÕES
AFRS: Anglo Fatal Risk Standarts.
APR-D: Análise Preliminar de Risco Diária
CNH: Carteira Nacional de Habilitação.
CIPAMIN: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração.
CONTRAN: Conselho Nacional de Trânsito.
CTB: Código de Trânsito Brasileiro.
DD: Documentos de Dados.
DESLOCAMENTO: é definido como o trajeto dentro do mesmo município ou raio menor que 50 Km, da frente de trabalho até o alojamento ou até o canteiro administrativo. Observação: Permanecendo a proibição de dirigir à noite (viagens), não se aplica aos deslocamentos entre os canteiros e as cidades (dormitórios).
DETRAN: Departamento de Trânsito.
HPI: High Potencial Incidents (incidente de alto potencial).
MFB: Minério de Ferro Brasil.
Off Road : Fora de estrada
ROP´S - Rool Over Protection: Sistema de Proteção contra Capotagem.
SSO: Saúde e Segurança Ocupacional.
Veículos Leves: são veículos que comportam no máximo 12 pessoas sentadas (incluindo o motorista) e não excede 4,5 toneladas de PBV (Peso Bruto do Veículo), que é o peso máximo do veículo carregado, conforme especificado. Ex. (Caminhonetes, gol, Voyage etc)
Viagem: é definida como trajeto entre municípios ou percursos maiores que 50 Km.
5 RESPONSABILIDADES
5.1 Área Administrativa de Operação
- Definir as diretrizes deste procedimento e manter este documento normativo atualizado;
- Garantir que os requisitos deste procedimento seja aplicado na integra.
5.2 Gestor de Frota
- Garantir que os seus subordinados tenham conhecimento deste procedimento e recebam os treinamentos necessários para aplicação durante as suas atividades.
5.3 Motoristas
- Cumprir os requisitos constantes neste procedimento para realização das suas atividades.
5.4 Área de Manutenção
- Garantir que as manutenções preventivas sejam realizadas, conforme o plano de manutenção do fabricante de cada veículo;
- Realizar as manutenções corretivas, sempre que necessário.
6 DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO
A Segurança no trânsito é de responsabilidade de todos os colaboradores da MFB, contratadas e subcontratadas, sendo obrigatório o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro e deste procedimento.
Todos os veículos devem ter uma lista atualizada com os telefones de emergência.
A fiscalização interna de trânsito nas dependências da MFB e executada pela áreas de Supervisão de Transporte, Segurança do Trabalho (MFB e Gerenciadoras) e Patrimonial.
Este procedimento está em consonância com as normas do CONTRAN e normas internas da Anglo Safety Way, The Anglo Fatal Risk Standarts (Protocolo de Riscos Fatais da Anglo) e Golden Rules (Regras de Ouro nº 3).
As luzes de movimento de veículos leves (faróis baixos) devem estar ligadas sempre que o veículo estiver em operação.
A capacidade máxima de passageiros é de quatro pessoas por veículo (incluindo o motorista), sendo obrigatória a utilização de cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça.
6.1 Habilitação para Condução dos Veículos
Os veículos da empresa ou a serviço desta são de uso exclusivo a serviço e só podem ser conduzidos por pessoas autorizadas e habilitadas para a categoria do referido veículo.
Além da aprovação do gestor, apenas podem dirigir para a MFB condutores que tenham no mínimo 1 ano de CNH definitiva e portarem o crachá emitido pela empresa, conforme procedimento de Segurança para Mobilização e Desmobilização de Veículos e Equipamentos Móveis de Superfície.
6.2 Treinamentos
a) Direção Defensiva
Todo condutor de veículo leve próprio ou de contratada que necessite trafegar nas dependências da MFB ou externamente a serviço desta deve participar do Treinamento de Direção Defensiva (Teoria e Prática), ministrado pela Área de Segurança do Trabalho ou Gerenciadora e submeter-se à reciclagem, a cada 01 (um) ano. Para condução de veículos 4x4 o condutor deve também passar por treinamento Off Road (teórico e prático), para conhecimento do veículo e dos tipos de terreno.
...