PROCESSO SELETIVO
Monografias: PROCESSO SELETIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andryos • 20/10/2014 • 534 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5
CONCLUSÃO..................................................................................................7
REFERÊNCIAS................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Escolher o profissional mais adequado e apropriado para a sua organização não é tarefa fácil. Selecionar um novo colaborador para a equipe requer tempo e um bom olhar, que deve ser treinado para reduzir a incerteza do processo seletivo.
DESENVOLVIMENTO
O mercado está repleto de profissionais e… com tanta oferta disponível, fazer um processo seletivo eficaz, requer maior atenção e cuidado na análise. Está cada vez mais difícil escolher um entre tantos candidatos, isso porque ter muitos candidatos não significa necessariamente ter candidatos qualificados e que estejam de acordo com o que a organização está buscando.
Identificar os bons candidatos, comparar suas habilidades com os requerimentos da função e os objetivos da organização, requer o desenvolvimento de um processo seletivo cuidadoso.
O que vai garantir uma boa decisão são os critérios e metodologias utilizados. Analisar as atitudes e reações dos candidatos às situações críticas do trabalho é uma ótima forma para observar o perfil do candidato. Algumas empresas ainda perdem tempo analisando apenas as últimas experiências e a formação, considerado as escolas de primeira linha como sendo fundamental. Essas informações já estão no currículo, não é preciso perguntar.
Erra quem elabora uma entrevista onde o candidato responde apenas sim ou não. É preciso analisar com calma, pensar e fazer o candidato pensar e demonstrar reações ao longo da entrevista.
Use um processo de seleção por competências para conseguir analisar alguns quesitos, como: quais são as atitudes do candidato, como ele costuma reagir, como ele pensa em relação a uma determinada situação, ou o que o levou a agir daquela maneira. Dessa forma é possível evitar discursos prontos e provocar maior envolvimento do candidato durante o processo seletivo, fazendo com que ele se apresente como de fato ele realmente é.
Se você estiver entrevistando e perceber que existe contradição, volte a falar sobre o assunto em outro momento do processo seletivo. Para contar sobre si mesmo não existe preparação, o candidato deve se mostrar espontâneo e verdadeiro, o que facilita a vida do recrutador que vai conseguir identificar facilmente se a história é uma experiência real ou não.
DICAS:
O
...