PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: VISTA VEÍCULOS
Por: jojo144 • 27/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.632 Palavras (15 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
JORDANA DE JESUS
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: VISTA VEÍCULOS
[pic 5]Araranguá
2015
CARLA RODRIGUES LUCAS
EDUARDO JÚNIOR LINHARES MIGUEL
ELIANDRO MACARINI
ELIZANDRA DA SILVA MARTINS
FERNANDA MIGUEL DE FREITAS
JOYCE DOS SANTOS
JORDANA DE JESUS HEME BARBOSA
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: VISTA VEÍCULOS
Trabalho multidisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Auditoria em Recursos Humanos Prof. Rinaldo Lima; Legislação e Rotinas Trabalhistas Prof. Jossan Batistute
Prof. Alcides Jose da Costa Filho; Recrutamento e Seleção Prof.ª Cláudia Cardoso M. Napoli; Seminário III Prof.ª Fernanda M. Caleiro
Araranguá
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O objetivo dessa Produção Textual Interdisciplinar em Grupo é a aplicação prática dos conceitos estudados nas disciplinas do semestre e aprofundados na Produção Textual Individual, integrando as duas atividades e consolidando os conhecimentos através da criação de uma empresa fictícia e implantação dos processos de gestão de RH.
A empresa desenvolvida chama-se Vista Veículos LTDA, localizada em Araranguá – SC. A empresa atua na área de compra e venda de veículos novos e usados, prezando pela qualidade dos produtos e honestidade e transparência nas negociações.
A empresa conta com 11 funcionários, sendo 4 vendedores, 1 responsável por financeiro, um faturista e caixa, uma zeladora, uma recepcionista e telefonista, um contador, um gerente geral e um auxiliar, que atua com foco no RH.
A empresa foi fundada em 1992 diante da percepção dos sócios de que o mercado de compra e venda de carros usados tinha, diante dos clientes, uma visão distorcida de que eram comercializados produtos de baixa qualidade, sem nenhuma garantia, propensos a apresentar problemas mecânicos logo após sua aquisição, sem honestidade e confiança nas negociações.
Percebendo os sócios que não queriam atuar com essa visão por parte dos clientes, mas ambos bastante envolvidos com veículos desde a adolescência, em função do pai que também já havia atuado na área por 20 anos antes de se aposentar, os irmãos e sócios decidiram que atuariam de forma completamente diferente de seus concorrentes e, assim, conquistariam um lugar de destaque no mercado.
A empresa iniciou as atividades com 2 funcionários, apenas os sócios, e atualmente gera mais 8 empregos diretos, além de outros tantos indiretos. A carteira de clientes em 2015 engloba mais de 10 mil clientes fieis, ou seja, que sempre compram na empresa, além de mais de 8 mil clientes esporádicos.
2 DESENVOLVIMENTO
Na empresa Vista Veículos a área de RH é conduzida pelo sócio e gerente geral, que acredita que sua atuação direta com os colaboradores permite o desenvolvimento de um clima de trabalho agradável, além de gerar confiança e clareza na comunicação entre a equipe.
Figura 01: Organograma da Vista Veículos
[pic 7][pic 6]
Fonte: Desenvolvimento dos acadêmicos (2015).
A área de RH da empresa, conduzida por seu gerente geral com auxílio de colaborador intitulado Assistente de RH, trata de todas as questões de abertura de vagas, recrutamento, seleção, preparação, treinamento e rescisão.
Para Chiavenato (2004, p. 112):
O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH. O recrutamento – tal como ocorre com o processo de comunicação – é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo. Se o recrutamento apenas comunica e divulga, ele não atinge seus objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados.
O recrutamento é sempre realizado de forma externa, ou seja, as vagas sempre são oferecidas para indivíduos de fora da empresa, pois os empresários concordam que novos funcionários trazem novas ideias para a empresa e, com isso, renovam sua capacidade de trabalho.
As vagas são anunciadas no SINE – Sistema Nacional de Empregos, além da possibilidade dos colaboradores e gerentes indicarem pessoas conhecidas para que as vagas sejam ocupadas.
Todos os candidatos devem se dirigir à empresa munidos de seus currículos e carta de referências do último emprego, pois o gestor da área acredita que referências são essenciais para a contratação de um bom colaborador.
As entrevistas são conduzidas pelo assistente, que seleciona os melhores perfis e os encaminha para entrevista com o gestor, responsável pela decisão final da contratação. Todavia, antes da decisão gestor e assistente discutem os detalhes do perfil de cada um dos candidatos, de modo que aquele que melhor enquadra-se na percepção de adequação de ambos seja contratado.
Chiavenato (2004, p. 131) afirma que a seleção trata-se de uma busca dos perfis e dos indivíduos “[...] que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.”
...