PROFISSIONAIS DAS CARACTERÍSTICAS DA NUTRIÇÃO
Trabalho acadêmico: PROFISSIONAIS DAS CARACTERÍSTICAS DA NUTRIÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 11320929 • 8/4/2014 • Trabalho acadêmico • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 162 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................. 03
2 PROFISSIONAIS DE DESTAQUE NA NUTRIÇÃO................................... 04
2. 1 NELSON CHAVES............................................................................ 04
2. 2 JOSUÉ APOLÔNIO DE CASTRO.................................................... 05
2. 3 FIRMINA SANT’ ANNA................................................................... 07
3 REFERÊNCIAS................................................................................................. 08
INTRODUÇÃO
O nutricionista é o profissional de saúde, que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade.
O primeiro curso de Nutrição surgiu no ano de 1939, na Universidade de São Paulo, e dez anos depois foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas, que deu origem a Federação Brasileira de Nutrição. Entre as décadas de 50 e 70, houve uma ampliação no número de cursos, nutricionistas, áreas de atuação e regulamentação da profissão. Finalmente, em 1980 foram criados os Conselhos Federais e Regionais de Nutricionistas.
Dentre alguns nutricionistas que formaram nesta época, citamos alguns que mais se destacaram nesta jornada. Nelson Chaves que deixou a carreira de medicina para dedicar-se a área de nutrição; Josué Castro que escreveu uma obra sobre as causas de miséria no Brasil e no mundo, chamada de Geografia da Fome e Firmina Sant’Anna, que foi a responsável pela criação do símbolo da Nutrição.
NELSON FERREIRA DE CASTRO CHAVES
Médico e nutricionista, Nelson Ferreira de Castro Chaves nasceu em 1906, no Engenho Vênus, município de Água Preta, zona da mata-sul de Pernambuco.
Médico formado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, abandonou a medicina para dedicar-se a pesquisas no campo da Nutrição, especialmente às carências alimentares. O motivo que o levou a esta decisão foi uma visita que fez, acompanhado de dois cientistas suíços, ao Hospital Infantil do Recife. Ali, encontrou crianças famintas, portadoras de marasmo, em conseqüência da carência protéica.
Foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife; Diretor Geral do Departamento de Saúde Pública de Pernambuco (1940-1943); Secretário de Saúde e Assistência Social do Estado de Pernambuco (1949-1951); Diretor do Curso de Nutricionistas (1957-1965), fundador e diretor do Instituto de Nutrição (1962-1972), Diretor do Departamento de Nutrição (1975-1976) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós -graduação (1971), todos da Universidade Federal de Pernambuco; presidente de várias sociedades (de Medicina de Pernambuco, Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, e Brasileira de Nutrição); e consultor da ONU para assuntos nutricionais.
Criou cerca de dezoito serviços assistenciais (postos de saúde, de puericultura, unidades sanitárias, estabelecimento de beneficências e maternidades) no Recife e no interior de Pernambuco
Publicou vários livros, entre os eles o Método de estudo das Proteínas (1962); Nutrição, emoção e arteriosclerose (1962); O clima tropical e na nutrição (1963); Nutrição e saúde pública (1962); Os alimentos protéicos no Brasil (1964); Fotossíntese, nutrição e energia (1965); Trópico e nutrição (1966); Sistema nervoso, educação e nutrição (1974).
Nelson Ferreira de Castro Chaves morreu no Recife no dia 24 de maio de 1982.
JOSUÉ APLOLÔNIO DE CASTRO
Josué Apolônio de Castro foi médico, professor, geógrafo, sociólogo, escritor, político, intelectual e principalmente, fez da luta contra a fome a sua bandeira de vida.
"Ele foi o primeiro pensador a refletir sobre a natureza e a complexidade das diferentes formas de privação alimentar no país."
(MAGALHÃES, 2008, p.1)
Em 1942, Josué foi eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição e criou o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS). Sua obra mais conhecida foi a Geografia da Fome, publicada em 1946.
"A fome se revelou espontaneamente aos meus olhos nos mangues do Capibaribe, nos bairros miseráveis do Recife", escreveu Josué.
(MAGALHÃES, 2008, p.1)
Foi nesta obra que Josué Castro mostrou as causas da miséria no
...