PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Trabalho Escolar: PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fb25 • 28/10/2014 • 798 Palavras (4 Páginas) • 1.141 Visualizações
PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Decidimos fazer um trabalho sobre Reciclagem e coleta seletiva em uma escola estadual situada no Centro da cidade, pois muita gente fica na dúvida e não sabe direito o que é reciclagem, e o que é coleta seletiva. Para evitar confusões, colocamos abaixo uma pequena descrição de cada um dos termos:
Coleta seletiva - É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro) . A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando (desde que ela planeje com antecedência para onde vai encaminhar o material separado) , quanto por um grupo de pessoas (condomínio, escola, cidade, etc.). Organizar um programa de coleta seletiva não é tão complicado, MAS EXIGE PLANEJAMENTO CUIDADOSO. Entre em contato com o GEA antes de implantar um programa, para obter mais informações: é grátis!
Reciclagem - É uma atividade - na maior parte dos casos, industrial - que transforma os materiais já usados em outros produtos que podem ser comercializados. Através da reciclagem, papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plásticos podem se transformar em vassouras, potes, camisetas; os metais transformam-se em novas latas ou recipientes.
Com isso mencionamos abaixo alguns assuntos sobre este trabalho:
Quem pode fazer coleta seletiva?
Qualquer pessoa preocupada com os destinos do nosso planeta pode se envolver num programa de coleta seletiva.
Abaixo descrevemos o roteiro a ser seguido para o inicio dos trabalhos:
PRIMEIRA ETAPA: PLANEJAMENTO
1. Fomos até a escola para conhecer um pouco o lixo do local:
• Qual é a quantidade diária gerada (pode ser em peso ou volume)
• De quais materiais o lixo é composto e suas relativas proporções (quanto de lixo orgânico, papel, alumínio, plásticos, outros metais, vidro, etc.)
• Qual caminho que o lixo faz: desde onde é gerado até onde é disposto para a coleta geral.
• Identificamos se há alguns materiais que já são coletados separadamente, se sim, para onde são encaminhados.
2. Ficamos conhecendo as características do local:
• As instalações físicas (local para armazenagem, locais intermediários, etc.)
• Quais os recursos materiais existentes (tambores, latões e outros que possam ser reutilizados)
• Quem faz a limpeza e a coleta normal do lixo, e como ela é feita (quantas pessoas tem, freqüência)
Decidimos em conjunto com a Direção da escola que tudo o que for arrecadado será a título de doação: encaminharemos os materiais para associações que vendem ou reaproveitam. Assim, alem do trabalho educacional também fazemos uma obra social ajudando algumas entidades do nosso município.
. Montamos
...