PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Projeto de pesquisa: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pdbatista • 6/6/2014 • Projeto de pesquisa • 530 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
Tema : PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral
Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar, é o objetivo do Programa Mais Educação.
A educação que este Programa quer evidenciar é uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola. A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa.
O programa mais educação é muito importante, pois integra diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, tirando as crianças da rua, e ajudando na construção do conhecimento, visando acima de tudo atender alunos com dificuldade de aprendizagem melhorando o seu desempenho tanto na escola como na vida social.
De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. Os alunos participantes do Programa Mais Educação têm a possibilidade de participar de todas as atividades cadastradas pela escola, o que favorece o desenvolvimento integral dos mesmos. As diversas atividades vão desde aulas de Judô, karatê, Taekwondo, futsal, atletismo, capoeira, informática, aulas de música, pintura, dança, teatro, xadrez, orientação de estudos e leitura etc.
O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha a resolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público alvo do Programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.
A escola deve auxiliar o aluno a se tornar um cidadão completo, inovador, empreendedor e onde os educadores sejam os mediadores entre o educando e a educação. Deve-se pensar no aluno como um ser integral, como um sujeito em condição multidimensional, que tem sonhos e desejos de crescimento e que deverá desenvolver-se em seus aspectos cognitivo, físico, afetivo e social, sendo a ele garantida a cidadania. Para alguns educadores e estudiosos, escola em tempo integral significa confinamento, mas para outros significa um local de oportunidades.
Compreende-se que a educação integral em
...