PROJETO BRINCADEIRAS
Trabalho Universitário: PROJETO BRINCADEIRAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cremildacrenilda • 11/1/2015 • 1.907 Palavras (8 Páginas) • 397 Visualizações
PROJETO BRINCADEIRAS
As brincadeiras de roda, as canções de ninar, as parlendas e tantas outras manifestações folclóricas fizeram parte do cancioneiro de todos os povos. No Brasil essas brincadeiras foram trazidas pelos portugueses e africanos. Foram também influenciadas pelos indígenas que aqui viviam esses vastos repertórios. outros povos que foram chegando (franceses, holandeses, alemãs, poloneses, italianos e japoneses) também contribuíram com suas canções e variações de brinquedos que encontravam nas regiões onde se estabelecem. Entretanto, os brinquedos cantados, de origens tão diversas, foram passando por variações e transformações constantes e chegaram a uma forma que reconhecemos como brasileira. Infelizmente esse nome “repertório” corre o risco de se perder, já que se canta cada vez menos em casa. As crianças chegam à escola desconhecendo as brincadeiras cantadas e encontram professores que também conhecem pouco. Assim estamos deixando de lado toda essa riqueza pela falta de transmissão do conhecimento.
2. JUSTIFICATIVA
Partindo do pressuposto de que a escola tem o papel importante de incentivar o uso dos brinquedos cantados para que esse repertório imenso possa continuar fazendo parte da nossa cultura.
Como educadoras acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim proporciona as crianças momentos de convivência social saudável, amiga e construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda. Com as brincadeiras e jogos o espaço escolar pode se transformar num espaço agradável e prazeroso de forma a permitir que o educador alcance sucesso em sala de aula.
O abandono da prática dos brinquedos cantados e a inserção dos brinquedos tecnológicos tem levado a criança ao isolamento em relação a família e a sociedade, pois a vida da criança tem sido colocada na vida dos adultos. Os pais por não disponibilizarem de tempo, criam uma agenda de atividades preenchendo todo o tempo das crianças não sobrando tempo para as brincadeiras, com isso a prática das brincadeiras populares vão se distanciando cada vez mais das crianças tornando as sem uma infância feliz.
O resgate das brincadeiras e brinquedos cantados vai ao encontro das metas da ONU para o século XXI (relatório ideológico) que é: construir a sociedade para ser, para conhecer, e para se realizar. A escola é o único espaço que ainda resta para fazer o resgate das brincadeiras populares possibilitando a criança ao conhecimento e participação no imenso repertório quase desaparecido.
“Pelas necessidades que as crianças têm de brincar é preciso criar sempre oportunidades em casa e na escola para que elas possam brincar livremente”
Fonte: livro – Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade – Pastoral da Criança - CNBB
Objeto Geral:
♫ Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da participação de diversos ritmos populares.
♫ Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidas.
♫ Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos introduzidos nos brinquedos e brincadeiras populares.
ESPECÍFICOS
♫ Desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar.
♫Registrar as diferentes formas de brincar.
♫ Desenvolver a comunicação e a expressão através de jogos e brincadeiras ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
♫ Participar de jogos que sigam trabalhadas regras em grupo.
♫ Ampliar a comunicação e expressão através de músicas e de jogos orais.
♫ Recuperar, com as crianças, brincadeiras criativas e divertidas.
♫ Analisar, interpretar construir gráficos e tabelas.
♫ Exercitar o raciocínio, a memória;
♫ Desenvolver a harmonia em grupo;
♫ Estimular o gosto pelo ritmo e pela música.
CONTEÚDOS POR ÁREAS ESPECÍFICAS
LINGUAGEM
-Conversas informais – rodinha de conversa (sobre a invenção dos brinquedos e sua utilização);
-Listas de brinquedos e brincadeiras preferidas pelos pais e alunos - no meu tempo de criança;
-Letras de cantigas de rodas;
-Brincadeiras folclóricas;
-Bolinha de gude, pipa, bambolê, bilboquê, carrinho de rolimã, ioiô, estilingue, amarelinha, amarelinha, esconde–esconde, pega-pega;
-jogos;
-Textos coletivos;
-Alfabeto das brincadeiras;
-Produzir trabalho de artes utilizando a linguagem do desenho, da pintura da colagem e da construção da escrita.
MATEMÁTICA
-Brincadeiras dos números vizinhos;
-Brincadeiras de pesca com peixinhos numerados;
-Sequência
...