PROJETO: RESGANTE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS
Exames: PROJETO: RESGANTE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: IldesReis • 2/4/2014 • 812 Palavras (4 Páginas) • 1.169 Visualizações
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”
Albert Einstein
PROJETO: RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS
1. JUSTIFICATIVA:
Brincar para a criança pode ser um treinamento para a vida e um meio de prepará-la para que no futuro enfrente com confiança situações imprevistas. Assim, observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que na era da informatização, o brincar se resume cada vez mais no tempo que as crianças passam na frente do computador, da televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos, fazendo com que interajam com menos frequência com outras crianças. Consequentemente, mudanças consideráveis vêm contribuindo de forma definitiva para a concepção de infância atual.
Vale ressalta que outro ponto relevante nesta concepção está relacionado com fator financeiro, sendo que atualmente, os equipamentos eletrônicos como videogames, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto de um modo geral estão cada vez mais caro, o que acarreta uma despesa que a maioria dos pais não tem condições de arca.
Assim, as brincadeiras e brinquedos populares, além de serem considerados como fonte de cultura, sendo transmitidos de geração para geração, se tornam mais viável no cotidiano da criança, pois a maior parte dessas brincadeiras e brinquedos não implica em custos financeiros, ou quando tem, é bem menor do que a aquisição de quaisquer brinquedos ou equipamentos eletrônicos.
Desta forma, o projeto resgate das brincadeiras estimula a construção de hábito saudável, resgatando brincadeiras antigas, a qual possibilita a criança desde pequena ultrapassar esse ambiente limitado. Por este motivo, entre outros, verifica-se a importância de resgatar na creche as brincadeiras infantis, para que a criança tenha maior interesse pela diversão no mundo real, no qual ela poderá desenvolver-se de maneira mais saudável, pois é através do jogo e brincadeiras que a criança desenvolve a linguagem, o raciocínio, a emoção, a socialização, a iniciativa, a autoestima e a competividade, preparando-se para ser um cidadão capaz enfrentar desafios e participar na construção de uma sociedade melhor.
2. OBJETIVO GERAL:
Promover o resgate das brincadeiras, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural das crianças, possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades psicomotoras, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Entender a brincadeira como meio de educação, ludicidade e desenvolvimento psicomotor;
Pesquisar jogos, canções, danças de rodas, brinquedos e brincadeiras antigas;
Confeccionar brinquedos para serem usados em sala de aula ou na área externa da Creche;
Reaproveitar materiais recicláveis;
Oportunizar as crianças o contato com brinquedos diferenciados que direcionam tanto para o ato de jogar, quanto a dançar, a dramatização e a mímica, destacando suas possibilidades culturais;
Reconhecer os brinquedos e brincadeiras antigas como elementos culturais;
Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima e competividade;
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
Desenvolver o gosto e o interesse por brinquedos e brincadeiras antigas;
3. PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor / aluno em sala de aula e na área externa. Os professores pesquisaram as brincadeiras que melhor se adeque ao nível de desenvolvimento do aluno. Assim, serão realizadas as seguintes atividades:
Confecção de bola de meia, pipa, peteca;
...