PROJETO DE INTERVENÇÃO: "CANCRO DA MAMA: PREVENÇÃO E LUTA"
Projeto de pesquisa: PROJETO DE INTERVENÇÃO: "CANCRO DA MAMA: PREVENÇÃO E LUTA". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.452 Palavras (6 Páginas) • 746 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
RENATO FREIRE RUAS
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
“CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO E COMBATE”
Januária
2013
RENATO FREIRE RUAS
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
“CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO E COMBATE”
Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Estágio curricular obrigatório ll].
Prof. Valquíria Apª Dias Caprioli
Supervisora acadêmica (Adriana G. Ribeiro)
Supervisora de campo: (Jusciléia G. Andrade)
Januária
2013
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO................................................................................................... 04
2. JUSTIFICATIVA ..................................................................................................... 06
3. OBJETIVOS ........................................................................................................... 07
3.1 OBJETIVO GERAL ...............................................................................................07
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ................................................................................ 07
4. PÚBLICO ALVO .....................................................................................................07
5. METAS A ATINGIR ................................................................................................08
6. METODOLOGIA .................................................................................................... 08
7. RECURSOS HUMANOS .......................................................................................09
8. PARCEIROS E INSTITUIÇÕES APOIADORAS .................................................. 09
9. AVALIAÇÃO ........................................................................................................ .10
10. CRONOGRAMA ................................................................................................ 11
11. BIBLIOGRAFIA ................................................................................................. 12
1- APRESENTAÇÃO
O presente projeto de intervenção “Câncer de Mama: Prevenção e Combate” têm como objetivo principal proporcionar a reflexão às mulheres da cidade de Japonvar/MG, quanto à importância da prevenção desta doença.
Este câncer acarreta muitas consequências para mulheres de todas as classes sociais, mas, quando a vitima dispõe de poucos rendimentos, tudo se torna mais difícil, uma vez que, os tratamentos são muito caros, acarretando na falta condições financeiras para realizarem tratamentos no tempo certo e que possam garantir determinada eficácia.
O Projeto será executado no Centro de Referência de Assistência Social e Promoção Social – CRAS, para o grupo de idosas do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos “-----------” que tem como participantes mulheres idosas que frequentam o grupo por 02 (duas) vezes na semana.
Além deste serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, há também outros grupos com estas mesmas funções que atendem ao segmento crianças e adolescentes, além do grupo de convivência de mulheres, onde há o encontro destes participantes para reflexões, práticas de atividades lúdicas, prática de artesanatos dentre outras. SEM NECESSIDADE
O CRAS é a porta de entrada para os serviços da Proteção Social Básica e de acordo com o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome), presta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – 2009, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos tem articulação com o PAIF, que atende as famílias dos usuários destes serviços na perspectiva da matricialidade sociofamiliar da política de assistência social. E ainda, se constitui numa forma de intervenção social planejada criando situações que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Neste espaço é possível estabelecer trocas culturais e de vivências, com o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
O CRAS é o local onde há a busca pela efetivação de direitos dos usuários, este processo se dá através das atividades e ações desenvolvidas pelos diversos profissionais desta instituição.
A supracitada proposta se faz presente, devido à observação e experiência adquirida no estágio supervisionado Bacharelado em serviço social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
O projeto de intervenção será realizado no CRAS, e visa à tomada de consciência das usuárias quanto os danos físicos, psicológicos e sociais causados pelo câncer de mama.
2 - JUSTIFICATIVA:
O presente projeto de intervenção se justifica devido à necessidade de conscientização do público feminino de idosas referenciadas no grupo de convivência do CRAS, quanto aos riscos que a falta de prevenção do câncer de mama podem causar. Durante a realização do estágio supervisionado no CRAS foi possível detectar a relevância de prestar este tipo de informações.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o numero de mulheres acometidas pelo câncer de mama está se elevando cada vez mais, e, este é o mais comum entre elas que se diagnosticado e tratado em sua fase inicial, o tratamento terá melhores resultados.
Para que este numero de mulheres vítimas do câncer de mama diminua, é fundamental estimular a cultura de prevenção por parte destas. A conscientização é o processo mais importante para que isso aconteça. Através dela é possível levar o conhecimento para a população feminina sobre a doença, suas graves consequências se não tratadas em sua fase inicial e também das possíveis curas e formas de tratamento.
Levar informação a quem necessita se constitui uma atividade fundamental na luta contra o câncer de mama. Desprovidas de conhecimentos sobre a doença, muitas mulheres não se preocupam em realizar consultas e exames na sua prevenção. De posse destes conhecimentos, espera-se o aumento da procura por mais saúde, sobretudo a prevenção ao câncer de mama.
Busca-se a conscientização das integrantes do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos de idosas da cidade de Japonvar/MG, estimulando-as pela procura por uma vida onde não seja atrapalhada pelo câncer.
3.OBJETIVOS:
3.1 - OBJETIVO GERAL:
Promover o processo de reflexão das idosas do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS, da cidade de Japonvar/MG, sobre o câncer de mama, suas consequências e formas de tratamento, na perspectiva da retomada do processo de cuidados e prevenção desta doença, visando uma vida saudável, como direito integrante da Seguridade Social garantido pela Constituição Federal de 1988.
3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover um momento de reflexão para a busca de uma vida saudável.
Orientar o público alvo sobre os riscos à saúde causados quando não se utiliza da prevenção ao câncer de mama.
Orientar sobre as formas de prevenção da doença.
4 – PÚBLICO ALVO:
Idosas do grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “------“ vinculado ao CRAS.
5 - METAS A ATINGIR:
A proposta de intervenção contempla a perspectiva da aprendizagem social visando o processo de conscientização na busca por maior qualidade de vida e longevidade, com condições físicas, psicológicas e sociais de usufruir todos os seus direitos.
6 - METODOLOGIA:
A presente proposta de intervenção será desenvolvida com o grupo de convivência e fortalecimento de vínculos“-----“ formado por idosas, no CRAS da cidade de Japonvar/MG.
Foram utilizadas as práticas da observação e diálogos a respeito da prevenção ao câncer de mama e assim, percebeu-se a carência de informações e a necessidade de levá-las a este grupo.
O presente projeto será executado na sala de reuniões e oficinas do CRAS; local apropriado com boas condições físicas para a sua realização que será no dia ___ de ______.
Serão distribuídos panfletos informativos a todos os participantes, para aumentar as fontes de informações e facilitar a compreensão por parte das pessoas presentes sobre o tema que será abordado.
Inicialmente será realizado uma fala tirar rápida do estagiário acadêmico do curso de Serviço Social, com as iniciais apresentações da proposta e dos objetivos do projeto. Logo após, se iniciará uma palestra educativa ministrada por um profissional da área da saúde (enfermeiro), que fará análise da doença em questão, discorrendo sobre seus aspectos biológicos e físicos, fatores causadores, os riscos/prejuízos, as formas de prevenção e a sua importância para detecção da doença no seu estágio inicial enfocando a relevância de maneira positiva, o que isso proporciona no tratamento das pacientes. A palestra terá duração de 40 (quarenta) minutos.
7 - RECURSOS HUMANOS:
Estagiário da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR: Planejamento, elaboração, programação, execução e avaliação.
Assistente Social: Apoio na Preparação, execução e avaliação.
Enfermeiro: Ministrar palestra educativa.
Facilitadora de Oficinas: Apoio na preparação.
7.1 - MATERIAIS:
Folhas A4, toner, pen drive, panfletos informativos sobre o câncer.
7.2 - EQUIPAMENTOS:
Data show, microfone, caixa acústica.
7.3 - RECURSOS INSTITUCIONAIS:
Cadeiras, mesas; espaço físico do CRAS.
8 - PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS:
• Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social.
• Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
• Secretaria Municipal de Saúde.
9 - AVALIAÇÃO:
A avaliação será através da observação, levando em conta a participação e envolvimento das idosas na interação com o conteúdo exposto pelo palestrante de maneira que possa ser analisado a compreensão destas a respeito do tema abordado.
10 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO – 2014
ITEM
ATIVIDADES
ABRIL
MAIO
01 Estabelecer parceria X
02 Realização do evento X
03 Avaliação final X
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15/11/2013.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Disponível em:
.http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/servicos/protecao-e-atendimento-integral-a-familia-paif/servico-de-protecao-e-atendimento-integral-a-familia-paif. Acesso em: 15/11/2013.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Tipificação Nacional de serviços socioassistenciais. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/arquivo/Tipificacao%20Nacional%20de%20Servicos%20Socioassistenciais.pdf/view Acesso em: 15/11/2013.
Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mama. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama. Acesso em: 15/11/2013.
Seria interessante que vc colocasse um anexo e já mandasse o panfleto que vai utilizar. No mais está muito beom!!!PARABÉNS
...