PROJETO DE PRÁTICA
Por: Franciele Santos • 22/9/2019 • Relatório de pesquisa • 886 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
FRANCIELE DA SILVA SANTOS
PORTIFÓLIO 2
PORTO ALEGRE
MAIO/2019
PROJETO DE PRÁTICA
Nome do Local: Academia Arena
Inicio da aula: 15hrs
Duração: 1hr
Quantidades de alunos com e sem deficiência: 10 alunos sem deficiência, 1 com deficiência
Tipo de atividade realizada e como, pedagogicamente, foi realizado a atividade:
O aluno aqui citado como Carlos, apresenta uma deficiência em todo lado esquerdo do corpo, devido as um tiro com arma de fogo levado no crânio. Ele treina nesta academia, cerca de uns 2 meses, e neste dia ele irá fazer uma troca de treino, quem irá auxiliar ele será uma professora, aqui citada de Carina.
Ao chegar na academia, a Carina pediu para Carlos fazer dez minutos de esteira para dar uma aquecida, em seguida ele fez alguns alongamento em ambas os lados do corpo, daí então ela começou a mostrar os exercícios que ele iria fazer e ele em seguida o realizava. O método que a Carina usou com ele, foi de fazer todos os exercícios unilaterais, para poder compensar a força e mobilidade em ambos os lados do corpo e subdividiu o treino em A e B. No dia da observação ela passou a ele o seu treino A, da seguinte maneira:
Supino inclinado unilateral (3x10)
Voador aberto unilateral (3x12)
Tríceps francês unilateral (3x10-12)
Triceps unilateral no cross pronado (3x15)
Elevação lateral unilateral (3x10)
Elevação frontal unilateral (3x10)
Adução máquina (3x15)
Abdução com caneleira em pé (3x12)
Abdominal supra (3x20-30)
Após ter realizado todos os exercícios, o aluno foi novamente para a esteira dez minutos e em seguida foi para casa.
Qual tipo de deficiência apresentada pelo aluno: Motora
Dados pessoais
Idade: 27 anos
Sexo: Feminino
Qual formação acadêmica: Graduação
Há quanto tempo atua na área de Educação Física: Entre 1 e 5 anos
Em sua opinião, quais são os requisitos necessários para um professor de Educação Física poder incluir um aluno com alguma deficiência em suas aulas? Acho que devemos ter criatividades para criar exercícios que eles possam se adequar. Saber conversar com essas pessoas, conhecer um pouco da sua história, deixar este aluno ou aluna a vontade no ambiente em que ele esta. Pois se eles vêm até nós é porque eles precisam de nós, e não podemos virar as costas para estas pessoas por elas terem algum tipo de deficiência, acho que temos capacidade de incluir elas no nosso meio de modo que elas se sintam bem.
Existiu alguma dificuldade do professor ou do aluno em desenvolver a atividade que foi realizada? Não observei dificuldade nenhuma, pois a professora já conhecia o aluno, pois ele já estava treinando na academia cerca de uns dois meses.
Em sua opinião, no local observado, esta ocorrendo quais das modalidades de atendimento a este aluno com alguma deficiência. Nesta academia esta acontecendo a Itegração e a Inclusão deste aluno em meio a vários alunos que não tem deficiência.
Em relação ao bate papo com o professor, descreva se o mesmo conhece ou não o princípio da inclusão. Conhece sim, pois da forma que ela atende este aluno, da forma que ela lida com este aluno em relação aos exercícios, ela sabe muito bem o principio da Inclusão. Ela me relatou que no inicio, quando este aluno procurou a academia pois seu médio havia recomendado, ele tinha muita vergonha, pois achava que era “diferente” dos demais alunos, mais a professora Carina soube lidar tão bem com a situação, deixou ele tão a vontade, fez os exercícios que os demais faziam, que ao longo dos meses, ele se soltou, conversa com todo mundo, ri, brinca, faz piada, como se sua limitação não o afetasse mais.
...