PROJETO DE PRODUÇÃO DE HOTALIÇAS
Projeto de pesquisa: PROJETO DE PRODUÇÃO DE HOTALIÇAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertoneves • 19/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 117 Visualizações
PROJETO DE PRODUÇÃO DE HOTALIÇAS
Vitória da Conquista, março de 2014.
Ana Célia do Prado Silva
Técnica em Agropecuária
Projeto Mais Educação
Atividade: Hortaliças
Vitória da Conquista, Março de 2014.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo produzir hortaliças em canteiros econômicos visando à economia de água, mostrar também que é possível produzir no semiárido, pois este possui um solo rico e de clima favorável. Também falar sobre a importância de não poluir o meio ambiente procurando formas de reciclar e dar destino correto ao que não pode mais ser reaproveitado.
Neste trabalho pensei também nas crianças e adolescentes. Tudo que se aprende e pratica nessa idade fica marcando a vida toda. Preparar a terra, fazer às mudas, o transplante, a cobertura da terra com material orgânico, colocar água, acompanhar o crescimento das verduras e no fim ainda colher e consumir, tudo isso é uma aprendizagem que enriquece sumamente a formação dos alunos.
Justificativa
Trabalharemos com canteiro econômico porque vivemos no semiárido e devido à escassez de água essa é a melhor forma de produzir hortaliças economizando água.
Objetivo:
.Produção de alimentos orgânicos.
.Incentivar os alunos a produzir alimentos saudáveis e economizar a água, pois esta é um bem esgotável.
.Noções de educação ambiental.
.Reciclagem.
. Educação alimentar.
Conclusão
Portanto o projeto mais educação é uma oportunidade que estou tendo de passar meus conhecimentos em técnicas agrícolas, contudo contribuir com uma educação alimentar e consciência ambiental para os alunos desta instituição.
Acima de tudo o objetivo, é que qualquer comunidade ou pessoa tenha condições de produzir verduras sadias e sem agrotóxicos. Só assim melhora a qualidade da alimentação dos alunos e a nossa também.
Passa a passo da construção do canteiro econômico:
A PLAINAGEM DA TERRA
O primeiro cuidado é de ter um terreno bem plano, tanto no sentido do comprimento como na largura, porque a água sempre corre para a parte mais baixa. Se não for, as partes mais altas vão ficar sem água e isso não é bom.
A COLOCAÇÃO DOS PIQUETES E AS LINHAS
Estando a terra bem plana, colocamos quatro piquetes de madeira para marcar o lugar do canteiro.
Seja tijolos ou garrafas pete devem ser colocados encostados na parte de dentro da linha. É bom coloca-los com a parte mais alta na terra, para o canteiro ficar o mais fundo possível.
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL
Depois de concluir a colocação dos tijolos ou das garrafas petes, é bom verificar o nivelamento com uma régua e um nível de pedreiro. Quanto mais nivelado, melhor.
Também temos que deixar espaços entre os canteiros para poder andar e trabalhar. Uma distância de sessenta centímetros de uma linha para a outra dar para fazer todo o serviço.
A COLOCAÇÃO DO PLÁSTICO
Agora podemos colocar o plástico. A largura do plástico tem que ser da largura do canteiro por dentro.
A lona sobe de cada lado do canteiro para evitar a perda da água nas emendas dos tijolos. Nas duas cabeceiras do canteiro o plástico não pode subir.
A COLOCAÇÃO DOS CANOS
Podemos usar um cano plástico de esgoto
(branco) de quarenta milímetros. Estes canos têm que ser furados de lado. A distância de um furo para outro é mais ou menos uns trinta a quarenta centímetros. Recomendamos furar de um lado para o outro lado do cano porque facilita a saída da água.
Em cada terminal do cano se coloca um joelho de quarenta milímetros e um pedacinho
...