PROJETO DO ENSINO EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DESPERDÍCI0
Artigos Científicos: PROJETO DO ENSINO EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DESPERDÍCI0. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 34752 • 23/5/2014 • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 684 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 5
4 METODOLOGIA 6
5 AVALIAÇÃO 7
REFERÊNCIAS 8
No mundo atual, torna-se cada vez mais nítida a crise ambiental provocada pela
relação utilitarista que o ser humano vem estabelecendo com a natureza e a consequente degradação do meio ambiente, Na verdade, o Ser Humano é um grande depredador do meio ambiente, pelo fato de somente querer usá-lo e não procurar entender o seu funcionamento e, assim, os elementos naturais (água, ar e solo, principalmente) vão sendo desestruturados em seus componentes básicos.
A Educação Ambiental é vista hoje como uma possibilidade de transformação ativa
1 INTRODUÇÃO
da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização advinda da prática social reflexiva embasada pela teoria (Loureiro, 2006).
Segundo Loureiro (2006), essa conscientização é obtida com a capacidade crítica permanente de reflexão, diálogo e apropriação de diversos conhecimentos. Esse processo torna-se fundamental para se formar sociedades sustentáveis, ou seja, orientadas para enfrentar os desafios da contemporaneidade, garantindo qualidade de vida para esta e futuras gerações.
Portanto, a educação ambiental deve ser entendida como algo fundamental para a formação de pessoas capazes de entender a realidade, bem como conhecer os perigos de um mau uso do meio ambiente, bem como o que fazer para ajudar na melhora, ou limpeza da natureza.
Uma das grandes preocupações da humanidade, que vem se acentuando cada vez mais, é a grande formação de resíduos sólidos (lixo). Acompanhamos na mídia a intensidade da produção de lixo no mundo, e sabemos os problemas que isso pode trazer. Ao percebermos os problemas ambientais como parte da nossa comunidade e, por consequência, como entraves para o desenvolvimento e a permanência da espécie humana neste planeta, necessitamos inserir no ambiente escolar discussões e ações efetivas que invistam em uma educação ambiental voltada para o futuro e para a dinamização de ações que visam a melhoria da nossa qualidade de vida.
Portanto, trazendo esse assunto para as escolas proporcionará um maior conhecimento e conscientização por parte dos alunos, para que possam pensar mais a respeito do problema e entenderem que são agentes ativos no processo
JUSTIFICATIVA
Sabendo da gravidade do problema, temos que ter em mente que algo precisa ser feito. Que o problema do lixo é algo antigo, e que vem se agravando com o passar dos dias. Visto que acompanhamos que rios são poluídos, que a água já não é tão pura, e que vem se esgotando as fontes de água potável e limpa, sabemos que isso prejudica todas as esferas sociais e ambientais.
É importante perceber o meio ambiente, não só como conjunto de recursos naturais, mas, numa perspectiva mais global e interativa, também o ambiente construído e transformado pelos seres humanos. Não é possível analisar o ambiente natural isolado do ambiente humano e vice-versa, pois há uma constante interação entre eles. Não há como desconsiderar os reflexos da ação do ser humano na natureza.
Temos que trazer o assunto à tona para que, como citado, possamos formar não apenas indivíduos, mas cidadãos conscientes e dispostos a mudar a realidade atual.
.
2 OBJETIVOS
Espera-se, ao realizar um trabalho de conscientização ambiental a respeito do lixo, que as crianças entendam a gravidade do problema e se mobilizem para conscientizar outras pessoas, como por exemplo, as pessoas que convivem dentro de casa, para tanto, teremos dois objetivos principais: Estimular o processo de reciclagem, onde se espera desenvolver a capacidade de aproveitamento dos materiais que seriam jogados fora, evitando que ajudem na poluição do meio ambiente. E incentivar os alunos a ajudarem no processo de coleta seletiva do lixo.
3 METODOLOGIA
Para estimular o processo de reciclagem na escola é necessário informar, em primeiro passo, a importância deste processo e os benefícios que traz para a nossa vida, fazendo isso de uma forma clara e direta, para fácil entendimento das crianças.
Usando recursos audiovisuais, como desenhos educativos, animações e até mesmo o uso de fantoches, que tenham uma linguagem direta e que despertem a atenção das crianças, ambos tratando dos perigos do acúmulo e produção de lixo e abordando o tema proposto:.
Depois, seria interessante pedir para que os alunos levassem até a escola, materiais que seriam jogados fora, para que possam trabalhar, e eles mesmos fazerem objetos com o lixo doméstico. Mostrando que existem outras funções para os materiais que eles não aproveitariam.
O terceiro passo seria, então, criar oficinas com alguns artistas convidados, para que as crianças trabalhassem em
...