Projeto Ensino Funamental
Ensaios: Projeto Ensino Funamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Canfcanbf • 10/5/2014 • 725 Palavras (3 Páginas) • 1.048 Visualizações
1. PROJETO
2.1. Tema
Criando agendas telefônicas
2.2. Turma
Primeiro ano
2.3. Duração
Quatro aulas
2.4. Justificativa
Realizar um trabalho de alfabetização e letramento usando o alfabeto que é uma ferramenta indispensável, pois ajuda as crianças a tirar as dúvidas sobre a grafia das letras com autonomia.
2.5. Objetivo geral
Estabelecer um sentido real para o uso do alfabeto.
2.6. Objetivos específicos
Fazer com que a criança passe a refletir sobre o funcionamento do sistema da escrita, proporcionando oralidade adequada e conseqüentemente a escrita ortográfica.
2.7. Referenciais teóricos do projeto
A criança dessa faixa etária já está no processo de letramento e alfabetização, e a intenção desse projeto é que por meio da interação entre os alunos na sala, os mesmos venham exercer, as práticas sociais e históricos da escrita. Tfouni afirma que:
“O letramento [...] focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita. Entre outros casos, procura estudar e descrever o que ocorre nas sociedades quando adotam um sistema de escritura de maneira restrita ou generalizada; procura ainda saber quais práticas psicossociais substituem as práticas “letradas” em sociedades ágrafas. Desse modo, o letramento tem por objetivo investigar não somente quem é alfabetizado, mas também quem não é alfabetizado, e, nesse sentido, desliga-se de verificar o individual e centraliza-se no social”.
Sendo assim, é importante considerar as experiências que as crianças já possuem com a linguagem e escrita e as relações sociais na sala de aula, pois é uma sequência, ou seja, se for feito um bom trabalho de linguagem e leitura, logo a criança vai ler e escrever ortograficamente.
2.8. Conhecimentos a serem abordados
Os conteúdos trabalhados com esse projeto são: oralidade, linguagem, a interação entre a turma.
2.9. Metodologia
1ª aula
Foi feito uma roda de conversa e explicado a eles sobre vínculos de amizade entre os colegas e a importância dele mesmo nos momentos fora da escola. Uma agenda telefônica foi apresentada a eles e proposto o desafio de fazermos um modele daquele para cada um, assim poderiam ter nomes e telefones dos colegas em casa, fortalecendo assim o vínculo de amizade. Todos aprovaram a ideia e foi exposto um modelo de agenda para que cada um pudesse ver.
2ª aula
Em roda, foi feito a leitura dos cartões com o nome dos alunos e deixado na mesa aleatoriamente um embaixo do outro. Foi solicitado aos alunos que arrumassem os nomes em ordem alfabética para que se iniciasse a criação das agendas. Cada aluno trouxe uma agenda para que fosse realizada essa atividade, então, foi feita uma chamada dos nomes em ordem alfabética para que os próprios alunos identificassem qual o colega que apresentaria sua agenda conforme a chamada. Uma lista com o nome dos alunos foi disponibilizado na lousa da sala e o alfabeto acima da lousa para que pudessem consultá-los. Os alunos não tiveram dificuldades em reconhecer
...