PROJETO HORTA ORGÂNICA
Casos: PROJETO HORTA ORGÂNICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janinemayanne • 15/5/2014 • 1.822 Palavras (8 Páginas) • 715 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Campus Florestal
Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – CEDAF
PROJETO
HORTA ORGÂNICA
Curso Técnico em Agropecuária
Ensino à Distância – EAD
Professor: Antônio Wilson de Oliveira Malta
Equipe: “Defensores do Caruá”
Porteirinha - MG
Maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Campus Florestal
Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – CEDAF
PROJETO
HORTA ORGÂNICA
Projeto apresentado ao professor
Antônio Wilson de Oliveira Malta,
Disciplina: Olericultura, como parte
dos requisitos para a avaliação.
JANINE MAYANNE DIAS ROCHA
EDINALVA ROSA DOS SANTOS
ANA MARIA ROCHA
EDUARDO JOSÉ DOS SANTOS
JAIRO BENJAMIN DE OLIVEIRA
ADINALSON RODRIGUES DO NORTE
Porteirinha
Maio de 2013.
A ARTE DE PLANTAR E COLHER
Terra bruta retratada pelo arado e o lavrador,
Semente na mão do homem paisagem muda de cor.
Enquanto a chuva não chega para a planta florescer,
Mãos erguidas para o céu pedindo para chover.
Sobe e desce no compasso seguindo o fio da enxada,
Capina nova do milho lavoura linda plantada.
Tomara que o tempo ajude venha a chuva e depois sol
E a colheita seja boa pra encher todo o paiol.
É a sina de o homem rural lavrar a terra e plantar.
E quando a estiagem é longa olhar pro tempo e rezar,
Quem conserva a natureza dela tem a garantia
Que a terra, ventre da vida, dará o pão de cada dia
Tirar leite bem cedinho, quebrar milho no galpão,
Unir a junta de mansos pras lidas da plantação.
Seguir conselhos da lua sempre que ela oferecer
Ritual do homem da terra, de plantar e de colher.
(Os Calaveras)
INTRODUÇÃO
A olericultura é o ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, comumente conhecidas como hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos. A característica mais marcante da olericultura é o fato de ser uma atividade agra econômica altamente intensiva em seus mais variados aspectos, em contraste com outras atividades agrícolas extensivas. Sua exploração econômica exige alto investimento na área trabalhada, em termos físicos e econômicos. Em contrapartida, possibilita a obtenção de elevada produção física e de alto rendimento bruto e líquido por hectare cultivado e por hectare/ano. Outras características importantes nos empreendimentos hortícolas são a intensa utilização de tecnologias modernas, em constante mudança, e o reduzido tamanho da área ocupada, porém, intensivamente utilizada, tanto no espaço quanto no tempo. Há de se considerar a olericultura como sendo uma atividade econômica de alto risco para o produtor rural, em virtude da maior ocorrência de problemas fitossanitários, maior sensibilidade às condições climáticas e instabilidade de preços praticados na comercialização.
A agricultura orgânica é um sistema de produção que evita ou exclui amplamente o uso de fertilizantes, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a produção vegetal e alimentação animal, elaborados sinteticamente. Tanto quanto possível, os sistemas agrícolas orgânicos dependem de rotação de culturas, de restos de culturas, estercos animais, de leguminosas, de adubos verdes e de resíduos orgânicos de fora das fazendas, bem como de cultivo mecânico, rochas e minerais e aspectos de controle biológico de pragas e patógenos, para manter a produtividade e a estrutura do solo, fornecer nutrientes paras as plantas e controlar insetos, ervas invasoras e outras pragas.
Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária e industrial, todo aquele em que otimizem o uso de recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a auto sustentação no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energias não renováveis e a eliminação do emprego de agrotóxicos e outros insumos artificiais tóxicos, organismos geneticamente modificados (OGM/Transgênicos), ou radiações ionizantes em qualquer fase do processo de produção, armazenamento e de consumo, e entre os mesmos, privilegiando a preservação da saúde ambiental e humana, assegurando a transparência em todos os estágios da produção da transformação.
Equilíbrio Ecológico: Na natureza existe uma forte inter-relação biológica entre macro e microrganismos, a qual é responsável pelo equilíbrio do sistema. Nos sistemas orgânicos de produção, o equilíbrio ecológico que ocorre entre os micro e macro organismos é de fundamental importância para manter as populações de pragas e de agentes causadores de doenças em níveis que não causem danos econômicos
...