Projeto Horta na Escola
Por: Lucas Raphael • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.002 Palavras (9 Páginas) • 852 Visualizações
Instituto Federal de Brasília – IFB[pic 1][pic 2]
Rede E-Tec - Brasil
Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Profuncionário
HORTA NA ESCOLA
Ana Alice Batista
Taguatinga
2015
Ana Alice Batista
HORTA NA ESCOLA
Projeto apresentado ao Curso de Técnico em Educação, do eixo Prática Profissional Supervisionada, do Instituto Federal de Brasília, como requisito parcial à obtenção do título de Técnico em Infraestrutura Escolar.
Professora tutora: Tayse Castelo Ribeiro
Taguatinga
2015
- Identificação
- Curso: Profuncionário
- Título: Horta na Escola
- Autora: Ana Alice Batista
- Público-alvo: Alunos, comunidade escolar e todos os funcionários.
- Local de execução: CEF 108 – Samambaia.
- Período de execução: de julho a dezembro/14.
- Carga horária: 100 h/a.
- Colaboradores: Todos os funcionários da escola e comunidade escolar.
Sumário
1 - Introdução................................................................................................05
2 - Objetivos...................................................................................................05
a) – Objetivo geral ..............................................................................05
b) – Objetivo específico.......................................................................06
3 - Justificativa..............................................................................................06
4 - Fundamentação teórica..........................................................................06
5 - Metodologia.............................................................................................07
6 - Cronograma............................................................................................09
7 - Referências..............................................................................................10
8 – Anexo......................................................................................................11
Introdução
Em um contexto de sustentabilidade a implantação de hortas escolares permite que se reflita sobre as questões ambientais, a qualidade nutricional, saúde, qualidade de vida e o contato das crianças com a terra. Ao mesmo tempo, as hortas possibilitam a reeducação alimentar com o consumo de frutas e hortaliças e a construção de hábitos alimentares saudáveis, bem como a redução do consumo de alimentos pouco nutricionais, tipo os industrializados.
Nesta perspectiva, a horta escolar pode ser considerada como a via para a melhoria da qualidade de vida com a produção de alimentos saudáveis, conforme afirmação de Morgado e Santos (2008) que apontam a horta escolar como possibilidade para o enriquecimento da merenda escolar com a inclusão de produtos naturais, suplementação das necessidades vitamínicas e minerais, além de promover mudanças de hábitos alimentares de alunos e da comunidade escolar. Isto porque o contato direto com os alimentos faz que o comportamento alimentar das crianças se volte para produtos mais naturais e saudáveis, oferecendo um contraponto à ostensiva propaganda de produtos industrializados, culminando, consequentemente, numa importante melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
Neste sentido, a escola se torna o principal agente para promover a educação alimentar, já que é na infância e na adolescência que se enraízam a prática, as atitudes e os hábitos adquiridos, que provavelmente permanecerão na idade adulta. Como observa Morgado (2008) a horta inserida no ambiente escolar não deve apenas restringir-se à produção de alimentos, mas pode ser usada e trabalhada no processo pedagógico como um todo.
Nesta perspectiva que o presente projeto se propõe a implantação de uma horta escolar, com os alunos em contexto de vulnerabilidade social, no CEF 108 de Samambaia, no turno contrário ao das aulas, para que eles possam ter seu tempo livre empregado em atividades que contribuam para a sua transformação interior.
- Objetivos
- Objetivo geral
- Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e de valores sociais e ambientais dos alunos em contexto de vulnerabilidade social.
- Objetivo específico
- Planejar e implantar a horta escolar.
- Introduzir hábitos alimentares saudáveis.
- Complementar e enriquecer a merenda escolar.
- Explorar as possibilidades do trabalho em equipe.
- Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade da elaboração e desenvolvimento de uma atividade pedagógica complementar ao currículo que possa levar ao desenvolvimento de valores sociais e ambientais através de práticas voltadas para o meio ambiente, do cultivo, semeadura e manutenção de uma horta dentro do ambiente escolar, favorecendo o desenvolvimento cognitivo dos alunos, consequentemente, melhorando o processo de aprendizagem e enriquecendo o ambiente estudantil. Nesta perspectiva, a implantação da hora se torna um espaço de educação sustentável, estimulando a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente.
- Fundamentação teórica
São vários os autores que apresentam a horta inserida no ambiente escolar como um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem, estreitando relações com a promoção do trabalho coletivo e cooperado entre a comunidade escolar, como explica Morgado (2008) ao afirmar a importância que ganha as hortaliças, quando são frutos do trabalho dos próprios alunos.
Como bem observa Cribb (2010) a implantação de uma horta escolar se torna um espaço para uma Educação Ambiental, concebida como elemento de transformação social e apoiada no diálogo e no exercício da cidadania.
...