PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)
Por: hernani.ci • 23/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.580 Palavras (15 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
POLO DE PONTA PORA-MS
2ª SÉRIE
EDIZ HERNANI CORONEL IFRAN RA: 1714720473
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)
TUTOR(A) A DISTANCIA: Otávio Ferreira de Andrade Neto
PONTA PORA-MS
2016.2
EDIZ HERNANI CORONEL IFRAN
RELATÓRIO FINAL PROINTER II
IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em logisticada Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.
Orientador (a): Tutor(a) a distância Otávio Ferreira de Andrade Neto
PONTA PORA-MS
2016.2
RESUMO
O objetivo deste projeto e implantação e desenvolver um Projeto de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Industria Correcta alimentos- esmagadora de soja, com o intuito de demonstrar a eficiência da implantação deste sistema, é assim demostrar como podemos reaproveitar os resíduos gerados diariamente pela fábrica e como podemos reaproveita-la de uma maneira sustentável, em vez de despejar de forma irregular, causando possíveis danos à natureza e ao meio ambiente em geral, Com isso a ideia e criar uma parceria com empresas que coletam resíduos de materiais como plástico papel entre outros, e com comunidades agropecuária, haja vista de que a fábrica produz compostagem de soja, e com isto transformar o resíduo em adubo, pois a soja tem muitos nutrientes para ser aproveitado. Iremos também demonstrar a preocupação com a preservação do meio ambiente buscando sempre mecanismos que visem a garantia do crescimento sustentável, aliando o progresso econômico financeiro a não agressão ao meio ambiente, e como o estudo permitirá uma atuação perfeitamente adequada à legislação ambiental, visando maior qualidade e produtividade, mantendo, contudo a harmonia entre as atividades produtivas e a preservação dos recursos disponíveis, reduzindo os impactos ambientais.
INTRODUÇÃO
Um Sistema de Gestão Ambiental constitui uma parte do sistema global de gestão de uma organização que visa o controle dos seus impactos ambientais, através de uma abordagem estruturada e organizada à gestão ambiental, envolvendo toda a estrutura da organização e todos os outros que sejam influenciados pela atividade, equipamentos, produtos e processos da organização que provocam ou podem vir a provocar danos ambientais, implementando um processo proativo de melhoria contínua. A sustentabilidade sempre foi visto como algo não muito importante, mas atualmente vem sendo adotado por empresas que buscam atender aos princípios da responsabilidade social e da legislação ambiental (FIKSEL; LOW; THOMAS, 2004). De acordo com Székely e Knirsch (2005), a sustentabilidade está relacionada à construção de uma sociedade que apresente um bom equilíbrio entre os objetivos econômicos, sociais e ambientais. E através da criação e acompanhamento de resultados de indicadores de sustentabilidade, torna-se possível analisar e acompanhar as mudanças que ocorreram no processo produtivo e identificar até que ponto estas mudanças estão sendo eficazes no que diz respeito ao alcance da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Esse novo posicionamento foi motivado principalmente pelo fato de que o reconhecimento, por parte das empresas, que a lucratividade por si só não mais garante a continuidade de suas atividades e que através da adoção de princípios e ações de sustentabilidade há uma possibilidade em estender suas atividades por um maior período e gerar um aumento no valor de mercado de suas ações.
PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
- ALVO DO PROJETO
Em 2010 a indústria se instalou em Ponta Pora, a mesma e uma multinacional formada por uma sociedade, a unidade em ponta porá e uma filial da matriz que se encontra em São Paulo, a indústria produz farelo de soja para ração animal e óleo de soja bruto para alimentação humana e biodiesel. A indústria está situada na rodovia km 05 chácara alvorada, em Ponta Pora MS. O objetivo da indústria e de atender os grandes e pequenos criadores de animais de pequeno e grande porte, oferecendo como ração animal o farelo de soja produzido na indústria, além de produzir também o óleo de soja bruto que terá o destino uma refinaria, e após isso a distribuição no mercado, como também para uso em biocombustível, o farelo de soja e totalmente livre de qualquer contaminação que coloque em risco os animais e os seres humanos, sua qualidade é garantida pela utilização dos mais rigorosos processos de higienização que obedecem aos padrões internacionais de segurança alimentar. Já o óleo de soja Degomado são de qualidade superior e contam com o reconhecimento e respeito do mercado. São produzidos após processo de extração onde são retirados os fosfolipídios. Destinações: Matéria prima básica para indústria de refino, alimentação humana e animal, e em biocombustíveis.
O Alvo do projeto e implantar de desenvolver o projeto de Sistema de Gestão Ambiental que é um processo voltado a resolver, mitigar e/ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentável. Podemos definir Sistema de gestão Ambienta (SGA), segundo a NBR ISO 14001, como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recurso para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa. O Sistema de Gestão Ambiental permita a empresa, de forma imediata a segurança na forma de redução de riscos de acidentes, de sanções legais, e no controle da qualidade dos produtos, serviços e processos de economia e redução no consumo de matérias-primas, água e energia, melhorando assim sua imagem no mercado, com a finalidade de captar novos clientes.
- CONTEXTUALIZAÇÃO
Apesar de atender e estar sempre superando as expectativas dos clientes com produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de modernas tecnologias e elevada qualificação das pessoas. A Indústria já possui o Sistema de Gestão Ambiental, porem precisa de mais incentivo por parte da organização, em treinar os colaboradores responsáveis em selecionar e armazenar corretamente os resíduos como papel, plástico, borracha e metal, para que posteriormente seja recolhido por empresas terceirizadas responsáveis.
...