PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
Artigos Científicos: PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sayonaranogueira • 24/10/2014 • 884 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
Segundo Paro (2002), elaborar o Projeto Político Pedagógico é um desafio que movimenta toda a equipe pedagógica. Por ser um projeto de gestão participativa, demonstrado em diretrizes pedagógicas comuns para orientar a ação educacional, determina participação e dinamismo de planejamento para se tornar uma ferramenta de referência educacional da escola e da realidade local. A construção deste documento é um importante passo na implementação de um trabalho que considere o alcance de competências para os tempos atuais. O educando é o núcleo da vida e da organização escolar, deste modo, além de construir conhecimentos e desenvolver competências, é primazia, na ação educativa, o cultivo de valores por meio da descoberta do mundo, dos outros e de si mesmo.
O Projeto Político Pedagógico concebe um desafio importante na trajetória de uma escola que procura de forma efetiva uma educação de qualidade. A escola é o espaço da concepção, efetivação e avaliação do projeto educativo, uma vez que organiza seu trabalho pedagógico fundamentando-se em sua realidade, sendo orientada por referenciais definidos pelo sistema de ensino.
Para Marques (1990), o Projeto Político Pedagógico é construído e vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. É uma ação propositada e um acordo determinado no coletivo, o qual se pauta a duas dimensões. A primeira é política, porque pronuncia o compromisso sócio-político aos interesses da comunidade. Já, a segunda delibera as ações educativas, pois reside na probabilidade de se concretizar a intenção escolar que é o desenvolvimento do cidadão.
Ainda segundo o autor, ambas as dimensões relacionam-se mutuamente. Nesse sentido, analisa-se o PPP como um processo constante de reflexão e debate de problemas escolares, na procura de alternativas transitáveis à realização de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática indispensável para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania. Pelo caráter democrático, busca instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico em dois planos: o da escola como um todo e o da sala de aula, associando-o com a conjuntura social.
Contudo, para que se possa construir o PPP, a escola deve apresentar autonomia e se fundamentar em um referencial que traga uma teoria pedagógica compromissada em resolver problemas educativos e de ensino. E, o mais importante, para que o PPP seja admissível deve-se propiciar circunstâncias que consintam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a refletir e a efetivar o fazer pedagógico de modo coeso.
A Escola torna-se um espaço desafiador que gera o questionamento, a reflexão e a concepção de alternativas e recursos, onde numa atitude dialógica se arquitetam conhecimentos, vivenciam relações e importâncias em vista da educação absoluta.
Para Veiga, (1998), o projeto político pedagógico, ao se estabelecer em processo democrático, absorve-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que ultrapasse os conflitos, procurando extinguir as relações competidoras, corporativas e autoritárias, irrompendo com a rotina da administração impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, atenuando os resultados fragmentários da divisão do trabalho que avigora as diferenças e hierarquiza os poderes de deliberação.
De acordo com Gadotti (1994), a principal possibilidade de construção do projeto político pedagógico passa pela referente autonomia da escola, de sua disposição de apresentar sua própria identidade. Isto
...