PROJETOS
Trabalho Escolar: PROJETOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joeny07 • 27/8/2013 • 960 Palavras (4 Páginas) • 540 Visualizações
Projeto “Qualidade de Ensino e
Permanência em Foco
Autoras: Coordenadora: Dirlei Ferreira dos Santos
Presidente do CDCE: Laudicéa Almeida da Silva
Projeto: Qualidade de Ensino e Permanência em Foco
Introdução
A escolarização passou a ser uma, entre outras, pré-condição para sobreviver na lógica da sociedade capitalista. O povo é obrigado a trabalhar para sobreviver e tem de lutar pelos instrumentos que o conduza até o trabalho. A escola é um desses instrumentos. Entretanto, deparamos com a contradição: o mesmo trabalho que exige do indivíduo certo nível de escolaridade, muitas vezes é responsável pela evasão escolar, pois o educando jovem ou adulto, encontra dificuldade de conciliar os estudos com as atividades profissionais da qual, na maioria dos casos provem sua subsistência. É evidente que a qualidade da educação de jovens e adultos não depende somente da boa vontade de voluntários dentro da unidade escolar. É necessário a formação de políticas que priorizem de fato a qualidade desta modalidade de ensino. Que garantam a contratação de profissionais qualificados, formados especialmente para este fim. O grande especialista, inovador na educação de jovens e adultos, Paulo Freire, há décadas atrás já condenava a infantilização na alfabetização dos educandos.
As qualidades do educador e dos métodos utilizados na educação de jovens e adultos influenciam muito na permanência ou não do aluno em sala de aula. Abordar temas pertinentes à realidade do aluno, fazer conexões entre as disciplinas e suas relações culturais, econômicas e sociais, é primordial para prender a atenção do aluno, pois trona o aprendizado mais atraente, despertando seu interesse, e fazendo com que descubra na educação um verdadeiro significado, um poder transformador da sociedade e de sua própria vida ( texto, Ana Granado).
Para Campos, 2003, evasão escolar na EJA pode ser registrada como um abandono por um tempo determinado ou não. Diversas razões de ordem social e principalmente econômicas concorrem para a Evasão Escolar dentro do EJA, transpondo a sala de aula e indo além dos muros da escola.
Fonseca, 2005, acredita que os motivos para o abandono escolar podem ser ilustrados para o jovem e adulto quando as condições de acesso e segurança são precários, os horários são incompatíveis com as responsabilidades que se viram obrigados a assumir, evadem por motivos de vaga, de falta de professor, da falta de material didático; e também abandonam a escola por considerarem que a formação que recebem não se dá de forma significativas para eles.
Santos, 2007, considera que evasão escolar ocorre pelos seguintes fatores: a distância da escola, o cansaço do aluno que trabalha o dia inteiro; a inadequação da sala de aula para jovens e adultos/idosos, que muitas vezes não têm iluminação adequada; a ausência de um lanche a ser distribuído ao aluno que vem direto do trabalho para a escola.
Com base nos estudos acima citados sobre as causas de evasão escolar no Ceja, é que a equipe pedagógica do Ceja 25 de Junho e o Conselho deliberativo da comunidade escolar propõe um trabalho em parceria com escola visando a redução escolar a cada trimeste.
Justificativa
O Ceja 25 de Junho, em vista da transformação necessária, com o objetivo de cumprir de maneira satisfatória sua função de preparar jovens e adultos para o exercício da cidadania necessita de mudanças significativas.
Nesse sentido, propomos o projeto “Qualidade de Ensino e Permanência em foco”, o que será um instrumento motivador para contemplar os que fazem a diferença dentro das salas de aula através dos próprios exemplos refletidos no profissionalismo e na postura, muitas vezes sem alardes, mas contribuindo assiduamente e de forma decisiva no ensino aprendizagem, não ficando apenas no mero discurso como alguns o fazem. Com essa preocupação é que resolvemos desenvolver o presente projeto.
Objetivos
• Valorizar o professor que através do seu desempenho conseguir não somente realizar a matrícula do educando, mas principalmente fazer com que esse educando permaneça assiduamente na sala de aula recebendo desse modo um ensino de qualidade.
• Premiação mediante certificado emitido pelo CDCE para contagem de pontos ao educador que conseguir evitar a evasão escolar.
Critérios avaliativos
• Aproveitamento
...