PSDB aciona TSE para investigar denúncias contra campanha de Dilma
Abstract: PSDB aciona TSE para investigar denúncias contra campanha de Dilma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soyaralinda • 3/10/2014 • Abstract • 511 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
03/10/2014 11h18 - Atualizado em 03/10/2014 21h31
PSDB aciona TSE para investigar denúncias contra campanha de Dilma
Partido pede apuração de uso dos Correios e doação de prótese dentária.
Campanha de Dilma diz que rivais tentam usar Justiça para criar 'factóides'.
Fernanda Calgaro
Do G1, em Brasília
A Coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), entrou na noite de quinta-feira (2) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação para que sejam investigadas denúncias contra a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT).
Entre as supostas irregularidades apontadas pelo PSDB, está a atuação dos Correios no envio de material de campanha. O partido alega que folders da coligação deixaram de ser entregues. A coligação da candidata do PSB, Marina Silva, já havia entrado com uma representação contra a petista por suposto uso político dos Correios. O PT já havia negado irregularidade na atuação dos Correios na campanha.
Procurada pela reportagem, a campanha de Dilma informou por volta das 20h30 que ainda não havia sido notificada oficialmente sobre as representações do PSB e PSDB. Por meio de sua assessoria de imprensa, a campanha afirma que "mais uma vez, as candidaturas adversárias tentam utilizar o Poder Judiciário para criar factoides políticos". E acrescentou: "Vale destacar que, em inúmeras representações ajuizadas por estes dois partidos, o TSE já reconheceu a lisura e a legalidade da campanha pelo respeito irrestrito da legislação eleitoral, da Constituição Federal e pelo amplo debate de ideias e projetos".
ELEIÇÕES 2014
Notícias, pesquisas e apuração de votos
candidatos à presidência
todos os candidatos
datas das eleições
ordem da votação
tira-dúvidas
título e local de votação
pesquisas
propostas: governador
jogo eleitoral
O PSDB também pede que sejam apurados o uso de outdoors e a projeção de imagens em bens públicos pela campanha petista. A coligação de Aécio quer ainda que o tribunal apure se ministros do governo atuaram na campanha durante o expediente e se foram usados bens, servidores e serviços públicos, como o programa Mais Médicos, na propaganda eleitoral.
Na ação, o PSDB pede ainda que o TSE se posicione sobre a doação de uma prótese dentária a uma eleitora que participou de filmagens para a propaganda eleitoral, a veiculação de propaganda eleitoral no site da CUT e uma propaganda institucional da Caixa, que teria configurado propaganda eleitoral.
Segundo a assessoria do TSE, esse tipo de ação pode, em tese, levar à cassação de uma candidatura.
O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse nesta sexta-feira (3) que, se ficar configurado que
...