PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Monografias: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sinelandia • 15/3/2015 • 1.948 Palavras (8 Páginas) • 307 Visualizações
INTERAGINDO JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO
A psicologia encontra-se , como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades , além de competências , atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social , lhes coloca no cotidiano. Dessa forma , poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para a partir dela construir e transformar os seus saberes –fazeres docentes, num processo continuo da construção da sua identidade com o professor.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento o comportamento humano e seus processos mentais , ou seja , ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que sustenta , oque finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação , emoção , percepção, aprendizagem inteligência.
A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano abriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto por que a educação se desdobra em múltiplos contexto nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
Assim a psicologia da aprendizagem , aplica a educação a educação e ao ensino , busca mostrar como através da interação entre professores e alunos é possível a aquisição do saber e da cultura .
O papel do professor nesse processo é fundamental ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor –alunos objetivo de estudo , que levam a apropriação do conhecimento.
Na realidade do conceito de aprendizagem na história do pensamento educacional podemos remeter a tradição centrada na criança dos movimentos pedagógicos , o principio do conhecimento isto é veem o aluno com o responsável do seu próprio processo de aprendizagem da sua própria construção ,com seus próprios meios de sua própria mente , que vai compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção.
Teoria da aprendizagem busca reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender,partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem que tentam explicar a relação entre conhecimento pré-exixtente e o novo conhecimento.
Teorias Psicologia- Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa *Um processo de modificação do conhecimento.
*Significado, interação e conhecimento.
*Mudo o foco do ensino modelo estímulo para modelo aprendizagem.
*Interação do novo conhecimento com o já existente, ou seja, a aprendizagem significativa acontece quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.
*O processo vai sendo construído é dinâmico
Teoria genética da aprendizagem *Conhecer e atuar diante da realidade que nos envolve.
*O sujeito conhece sua medidas através de suas ações.
*Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.
*O sujeito constrói seu próprio conhecimento. *Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.
*Estágios do desenvolvimento: sensório –motor( do nascimento aos 2 anos)pré –operatório ( 2 a 6 anos) operatório concreto (7 a 11 anos) e operatório – formal (12 a 16 anos)
Teoria Socio-cultural *Defendida por Vygotsky.
*As mudanças que ocorrem em cada individuo, tem sua raiz na sociedade e na cultura.
*O processo de desenvolvimento se dá na relação professor-aluno, de fora para dentro. *A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade.
*A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto de nós, atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando a autonomia do aluno.
*A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com a ajuda dos outros e autonomia, que pode fazer sozinho.
O desenvolvimento dos seres humanos
Compreender o desenvolvimento humano é uma condição para tentar responder o porque das condutas desde quando bebê até a idade adulta. O desenvolvimento é um processo contínuo ininterrupto em que os aspectos biológicos, físicos e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente produzindo indivíduos com modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares no mundo.
A aprendizagem é extremamente complexa tendo inicio no momento do nascimento e acompanhando o ser humano durante toda sua vida. Ela se constitui como elemento básico na formação deste, já que diretamente ligado ao potencial do individuo em interagir e se adaptar ao ambiente.
A aprendizagem atinge todas as pessoas durante toda sua vida, mas não é um processo simples. É importante ressaltar que o processo de aprendizagem deve ser incentivado por si mesmo para que quando uma necessidade seja satisfeita o sentimento de competência pessoal e a segurança elevem sua autoestima.
Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos
Nossa sociedade é caracterizada pela injustiça e desigualdade onde ainda existem famílias que lutam com muita dificuldade para sobreviver. esses problemas atingem principalmente as crianças que enfrentam inúmeras razoes para que dificultam o aprendizado. Dentre eles destacam se condições sociais, condições ambientais e condições culturais.
Condições sociais: o efeito do ambiente sobre o desenvolvimento infantil depende da plasticidade do cérebro humano, especialmente nos 1º anos de vida que corresponde na maioria das vezes as experiências vividas. Esses fatores influenciam no desenvolvimento
...