PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rogomes • 21/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.657 Palavras (7 Páginas) • 678 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O trabalho proposto e desenvolvido tem fundamentalmente a idéia de se deparar com o processo incial de empreender um projeto de negócio e como surge a iniciativa, o seu desenrolar, e a forma de estrutura e crescimento deste projeto.
E dentro deste propósito identificamos como se encaixa e como funciona a empresa com as disciplinas estudadas, como a motivação inicial é vista com os conceitos vistos em aula, a aplicação organizacional da empresa, como a estatística influência nas tomadas de desições, e como a contabilidade de custos identifica as despesas e custos do processo de serviço da empresa.
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Para realizar este trabalho recorri a um amigo e hoje empresário do ramo de transportes de cargas, Sr. Geovani Dalben da Rocha, sócio proprietário da empresa Ativa Transportes e Logistica Ltda, empresa criada junto a outro sócio em 1997 na cidade de Guaíba/RS.
O Sr. Geovani não tem uma formação universitária, apenas um Técnico em Administração de Empresas junto a vários cursos que achou necessários para ajudá-lo no empreendimento de sua empresa, tais como, Transporte Rodoviário de Cargas (SEBRAE), Gestão do Transporte e da Frota e outros tantos que se fizeram necessários para ter conhecimento básico como contabilidade, marketing, recursos humanos e na área de informática com softweres que facilitam todo esse processo.
2.1 RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA: Transporte Rodoviário de Cargas
2.2 PRODUTOS E OU SERVIÇOS: A empresa é uma prestadora de serviço em transporte de cargas, transportando vários itens como: generos alimenticios, cargas pesadas como ferro, e outros.
2.3 TIPO DA EMPRESA: É uma empresa privada.
2.4 QUAL É O PORTE DA EMPRESA: Média empresa.
3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
3.1 MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA EMPRESA
No princípio o Sr. Geovani trabalhava em um engenho de gande porte no setor de transportes de cargas e via aqueles enormes caminhões sendo carregados com toda aquela logística que envolvia o transporte, do seu local de origem até seu destino final, isso o fascinava, muitas vezes o proprietário do engenho necessitava de veículos de fora para suprir a demanda, foi quando junto a um agenciador de cargas viram a possibilidade de abrir seu próprio negocio, já que ambos esperavam uma oportunidade para empreender no ramo de transportes de cargas.
A persistência que tem como motivação a busca por resolver problemas e é condicionada por fatores pessoais como necessidade, desejos entre outros é que o levou a empreender. Gondim e Silva define bem a motivação que foi encontrada no Sr. Geovani, pois um desafio estava pela frente e como característica sua, a de ir até o fim, portanto esta motivação é um fator intrínseco a sua pessoa.
Ficou bem clara na entrevista que a motivação do empresário Sr. Geovani corresponde a teoria das Necessidades de Maslow e que foi redefinida pela teoria ERC de Alderfer e que define em três as motivações: existência, relacionamento e crescimento, acrescentando a teoria da necessidade de poder, afiliação e realização de McClelland.
Na teoria de Maslow cito a de origem biológica a de que uma necessidade precisa ser parcialmente satisfeita para que se busque a satisfação da próxima necessidade. No que diz a Alderfer com a teoria ERC, a motivação tem em dois sentidos a ascendente e a descendente e que isso influenciava a alguma ação e por último a teoria de McClelland que mostra a necessidade é da realização, buscando a realização pessoal e autonomia.
3.2 ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO
ORGANOGRAMA
O planejamento, a organização, direção e controle (PODC) da Ativa Tranpsortes e Logistíca Ltda são definidos pelos diretores sócios, encarregando seus funcionários a execução dos projetos e serviços a serem executados.
O processo consiste em princípio pela área comercial onde são ofertados seus serviços, o markeng é essencial para a colocação no mercado, este setor conta com dois colaboradores e também tem o apoio dos sócios diretores (dois).
Na área administrativa financeira é definido o preço do frete, é onde se controla as contas a pagar e receber e a contabilidade fiscal, tendo três colaboradores excercendo estas funções. O Recursos humanos conta com três profissionais com cursos de Técnico em Recursos Humanos, Bacharel em Psicologia e um estagiário de Administração de empresas que auxila no departamento pessoal. O processo de seleção para os cargos onde se tem mais profissionais que são os de motoristas carreteiros é feito uma avaliação criteriosa para serem contratados, passando pela psicológa e treinamentos. E fica por conta de compras suprir a necessidade do almoxarifado.
No setor operacional é onde a logística das viagens é organizada, avaliando e preparando todo o necessário para o caminhão poder realizar o frete, tais como, km a ser rodado, pedágios do trajeto, horário de coleta e entrega de mercadoria, tipo de mercadoria a ser transportada, postos conveniados com a empresa para reabastecimento, e muitas outras variavéis, e conta com encarregados e conferentes para o procedimento de carregamento e descarga. É o setor que conta com mais colaboradores, entre encarregados, conferentes e motoristas, é um total de sessenta e oito colaboradores.
4 DIREITO EMPRESARIAL
4.1 QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIO NA ORGANIZAÇÃO
O quadro atual da Ativa Transporte e Logistica Ltda são de setenta e seis colaboradores. No inicio havia seis pessoas, duas eram os sócios diretores, contavam com dois motoristas, um mecanico e com um faz tudo, ou seja, atuava como comercial, recrutador, comprador e logistica. No decorrer das atividades foi aumentando o número de colaboradores e o crescimento ia rápido no mercado, se passaram dois anos para a empresa se dar conta que precisava ter uma postura mais profissional em termos contábil, de recursos humanos e com a logistica, então foi se investindo em material humano qualificado, e em toda a legislação pertinente quanto as normas trabalhistas regidas pela CLT.
Foi devido ao crescimento da empresa que uma postura mais social e legal deveria estar presente na estrutura do empreendimento, isso foi percebido quando empresas de
...