PSICOLOGIA SOCIAL
Monografias: PSICOLOGIA SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabix • 13/5/2014 • 2.735 Palavras (11 Páginas) • 322 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Serviço Social
Polo - Porto Seguro
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social
Fabiana Xavier da Silva Leite RA8117741575
Jussielma Costa Silva RA 7941710451
Nátila dos Santos Peixoto RA9978022105
Terezinha Marcia de Oliveira Marques RA8118741847
Yasmine Miranda de Oliveira RA 7927691859
Roziléia Souza Porto RA 8117733469
Porto Seguro/BA
2013
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social
Fabiana Xavier da Silva Leite -RA 8117741575
Jussielma Costa Silva-RA7941710451
Nátila dos Santos Peixoto-RA9978022105
Terezinha Márcia de Oliveira Marques-RA8118741847
Yasmine Miranda de oliveira-RA7927691859
Roziléia Souza Porto-RA 8117733469
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço social do Curso de Serviço Social da Anhanguera sob acompanhamento da tutora local Silvia Boa Morte.
Porto Seguro/BA
2013
Introdução
Este trabalho trata-se de uma atividade pratica e supervisionada, visando fortalecer o aprendizado do aluno através de pesquisas e estímulos que incluem variações de ambientes, convivência em grupo, e leitura diversificada com pontos de vista diferentes, trazendo ao aluno uma visão ampla do assunto que os capacitam a confeccionarem textos com formatos críticos e ricos em conteúdo.
Nesta atividade, o principal objetivo é conhecermos a essência do Serviço Social que por sua vez surgiu na época da Revolução Industrial, e foi se modificando através do tempo. Aprofundando neste tema, destacamos as varias fases da Revolução Industrial, dentre elas, o fortalecimento do Capitalismo e suas peculiaridades expostas por grandes estudiosos como, Werner \Sombart e Marxs. A pesquisa mostra que a grande mudança na questão social veio junto a Evolução industrial, fase aonde se criam as primeiras leis a favor do proletariado. A partir daí as mudanças foram crescentes.
Porto Seguro/BA
2013
ETAPA I
Serviço Social no Brasil em paralelo com o filme assistido
No filme “Tempos modernos” observa-se o poder do Capitalismo subjugando o trabalho físico com a retratação da situação do proletariado americano após a depressão de 1929. A obra é repleta de reviravoltas e expõe claramente o ponto de vista de seu criador em relação com a economia, vida das classes trabalhadoras e a opressão da sociedade de consumo.
As questões sociais apresentadas pela própria sociedade como de total responsabilidade do estado.Esses problemas sociais, foram encarados como decorrentes da falta de recursos materiais e intelectuais por necessidade, que pelo modo de produção é vista como fator individual, responsabilidade de cada um.
Tentando compreender a questão social com o que ela representa, entramos numa fina camada aonde as desigualdades sociais e injustiças são ignoradas pelo governo desde que não representem ameaças solidas, afinal elas fazem parte do cotidiano. Por outro lado, seqüestro, violência e homicídio, são ameaças diretas a ordem e ao poder, tendo total prioridade na ação do governo através de grandes investimentos sem retorno satisfatório, pois as causas estão bem vivas e potenciais.
Dentro desse universo social, existiam duas classes sociais distintas: a classe dominante; a burguesia, tendo direitos e deveres, e a classe dominada: o proletariado; pobre carente e marginalizado, como não contribuíam com os cofres públicos ficavam a depender da caridade dos outros e da assistência social.
É desta forma que as elites de hoje se apoderam dos problemas e se mantém no poder, administrando-os de forma a perpetuarem mesmo que em revezamento com outros políticos.
Mas, no inicio de século XIX com a Revolução Industrial, a burguesia tratava o trabalhador como meros operários que tinham obrigações diárias de trabalho exaustivas, com péssimas condições de trabalho, e longas jornadas, a partir daí, nasce o questionamento sobre a questão social, que “é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.” (Iamamoto, 1999, p.27). Como não era necessário um conhecimento complexo e nem extrema força física, a indústria capitalista arrastou mulheres, jovens e crianças para o trabalho exaustivo em que a grande maioria saia sem vida.
O modo de produção capitalista tinha como foco a produção para o lucro crescente numa lógica de desqualificação da mão de obra de seus operários. Em resposta ao dito, surgiram movimentos sociais- greves, revoltas armadas, rebeliões.Nesse contexto formou-se o primeiro sindicatos - as trade unions, visando segurança, melhoria nas condições de trabalho e o fortalecimento da luta operária. A partir daí, a classe operária toma consciência do seu papel na sociedade, se vê como agente social e transformador, não seria mais o pobre enfrentando o rico, e sim a classe trabalhadora explorada e determinada enfrentando o seu explorador, responsável pela miséria e desgraça, o burguês capitalista.
Historicamente, percebemos que
...