Padronização Do Nitrato De Prata
Trabalho Universitário: Padronização Do Nitrato De Prata. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hiagogomes • 19/11/2014 • 482 Palavras (2 Páginas) • 2.856 Visualizações
Relatório 01: Preparação e padronização da solução de Nitrato de Prata (AgNO3)
1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O nitrato de prata resulta do ácido nítrico diluído sobre a prata. É muito solúvel em água, libertando prata quando em contato com substâncias orgânicas. Todos os sais de prata são venenosos.
O nitrato de prata é encontrado no mercado em excelentes condições de pureza, não é higroscópico e o sal dessecado pode ser conservado inalterado em frascos acastanhado com rolha esmerilhada. Porém, dependendo das condições de manuseio e de armazenagem, o nitrato de prata pode sofrer oxidação. Devido a isto, recorremos a via indireta para o preparo de solução. A concentração é determinada em relação ao cloreto de sódio (padrão primário); a titulação geralmente é conduzida segundo o método de Mohr. O cloreto de sódio é um excelente padrão primário. O reagente é levemente higroscópico, devendo ser dessecado em estufa mediante aquecimento a 300ºC e resfriado no dessecador contendo sílica gel. Adicionando a solução de nitrato de prata a uma solução de cloreto, à qual se tenha adicionado pequeno volume de solução de cromato de potássio, haverá formação de precipitado branco de cloreto de prata, enquanto houver íons cloreto na solução:
AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3
Quando todos os ânions cloreto tiverem sido precipitados, formará um precipitado vermelho tijolo de cromato de prata:
2 AgNO3 + K2CrO4 → Ag2CrO4 + 2KNO3
2 - OBJETIVO
Realizar a padronização do nitrato de prata, através da análise titrimétrica de precipitação.
3 - MATERIAL E REAGENTES
Nitrato de Prata
Água destilada
Cloreto de Sódio
Cromato de Potássio
Béquer pequeno
Erlenmeyer (250mL)
Bureta
Balança analítica
Suporte Universal
Balão volumétrico (100ml)
Proveta
Espátula
Pisceta
Pipeta volumétrica
Bastão de vidro
Estufa
Dessecador
4 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Pesou-se 4,007g de AgNO3, que foi colocado em um erlenmeyer completamente seco. Transferiu-se para um balão volumétrico de 100mL. Completou-se com água destilada e foi homogeneizado.
Após, pesou-se aproximadamente 0,02045g de cloreto de sódio (NaCl) previamente dessecado a 110ºC por 1 hora. Dissolveu-se em 50mL de água destilada. Adicionou-se 1mL de cromato de potássio a 5%. Titulou-se com a solução de nitrato de prata até o aparecimento de coloração vermelho tijolo. O volume gasto de solução de nitrato
...