Paisagem
Resenha: Paisagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willsmith17 • 4/10/2013 • Resenha • 654 Palavras (3 Páginas) • 457 Visualizações
Paisagem:
Ao dizer que a paisagem está sempre atraindo a nossa atenção, é porque ela está em tudo que olhamos, seja uma paisagem totalmente natural ou modificada pelo homem. A sensação que uma paisagem transmite ao nosso olhar, pode se manifestar de diferentes maneiras, estimulando a nossa imaginação.
É correto dizer que, ao olhar uma paisagem, a capacidade de observação humana é estimulada, aumentando também a capacidade dos humanos de captar maiores estímulos sonoros. Esse aumento dos sentidos pode ser aplicado das mais diferentes maneiras, como por exemplo, em um desenho. Ao desenhar uma paisagem, o indivíduo percebe um certo nível de detalhes captados em sua primeira observação que aumentarão conforme os seus esforços em captar aquela imagem se repetirem, ou seja, quanto mais desenharmos e observarmos, mais detalhes serão captados e o desenho poderá chegar mais parecido com o real.
Às vezes, essa capacidade nos prega peças, porque na verdade as pessoas se tornam alvos do que vêem e do que ouvem. Um emaranhado de verde, por exemplo, pode não passar muitos detalhes para olhos não muito treinados.
A definição de epistemologia como o estudo das ciências consideradas como realidade que se observam, se descrevem e se analisam, designando a estrutura dos conceitos, métodos, princípios, hipóteses e até mesmo o estudo do desenvolvimento histórico, se encaixa bem nesse contexto, pois por mais diferente que sejam as observações, o resultado sempre será o mesmo: paisagem é uma forma de representação do mundo real que pode ser transpassado ao papel de diferentes maneiras. Cada um tem o seu modo de representar o que ouve e vê.
Fugindo um pouco ao assunto, ao dizer que somos reféns do que vemos e ouvimos, podemos dizer que a tv é uma espécie de seqüestradora de sentidos, pois é um meio de comunicação destinado à manipulação de massas através desses dois sentidos: visão e audição.
Sobre o termo paisagem, é difícil elaborar uma definição. Cada pessoa tem a sua realidade, ou seja, tal definição para um arquiteto pode ser muito diferente do que seria para um historiador, talvez nem tanto para um paisagista e daí por diante. Paisagem é um termo tão abrangente que cada área possui a sua própria definição, com características e vocabulários próprios, às vezes levando o interessado a explicações muito vagas sobre o assunto.
Pode-se dizer, também, que paisagem é um termo recente. No passado, civilizações utilizaram técnicas de paisagismo, embora ainda não existisse um nome q definisse tal área. Até bem pouco tempo, as atividades em paisagismo eram consideradas secundárias, mas ainda no presente é possível se deparar com tal absurdo.
Um grupo de geógrafos associou ”a paisagem a porções do espaço relativamente amplas que se destacavam visualmente por possuírem características físicas e culturais suficientemente homogêneas para assumirem uma individualidade”. O conceito varia de sentidos de acordo com a escala de observação e os critérios de classificação, conforme a geografia for entendida prioritariamente como ciência natural ou como ciência humana.
Sendo a paisagem o que se vê, supõe-se necessariamente a dimensão real do concreto, o que se mostra, e a representação do sujeito, que codifica a observação. A paisagem resultado desta observação
...