Palestra Wilian Olivato
Tese: Palestra Wilian Olivato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PaulaF1706 • 28/4/2014 • Tese • 537 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
No dia nove de outubro de dois mil e treze, quarta-feira, recebemos no auditório da UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP o Fotografo e Jornalista Wilian Olivato para ministrar uma palestra com os estudantes de Publicidade e Propaganda e Design, cujo o assunto bordado foi fotografia.
Wilian Olivato é fotógrafo faz 5 anos e sempre trabalhou com Foto Jornalismo e Foto Documentada, porém no último ano resolveu investir somente na área de Foto Comercial devido ao nascimento do filho Pedro, pelo fato de considerar um trabalho mais controlado e menos aventureiro.
Apesar de não o considerar um trabalho profissional, em 2009 se juntou com alguns amigos e passaram 20 dias (não mais por questões financeiras) em Cuba numa pensão com uma família para conseguir de uma forma mais profunda conhecer uma cultura diferente e passar adiante através de imagens.
Fotografia 1 – Parte interna de uma casa cubana
Fonte: http://cargocollective.com/wilianolivato/la-habana
O primeiro trabalho profissional foi realizado em um Lixão localizado na cidade de Manágua, capital de Nicarágua, com o objetivo de mostrar outra realidade para uma ONG e conseguir recursos suficientes para melhoria, como cursos e escolas infantis na tentativa de fazer crianças e mulheres pararem de catar lixo; alias, um fato curioso foi Wilian ter optado editar tudo em preto e branco por ter encontrado um aparelho hospitalar exposto.
Fotografia 2 – Aparelho de Hemodiálise (O fez ganhar em terceiro lugar um prêmio no ano de 2011)
Fonte: http://cargocollective.com/wilianolivato/la-chureca
No entanto, conseguiu ter mais reconhecimento por intermédio de Chapas (ajudam caminhoneiros com cargas e até mesmo os orientam para chegarem em determinada região, sem cobrar nada), quando em 2011 resolveu parar na estrada de Bauru e acompanhá-los durante o dia.
Fotografia 3 – Placa de referência para os caminhoneiros
Fonte: http://cargocollective.com/wilianolivato/ponto-de-chapa
Foi uma palestra com duração aproximadamente de 1 hora e 30 minutos e durante maior parte do tempo focou em Foto Documentada, como mencionado acima, porém comentou brevemente de Foto Jornalismo e apesar de eu não ter localizado imagens exibidas nos slides, vale comentar o registro feito por ele em 2011 sobre o acontecido do túnel criado nas Nações Unidas, em Bauru; contou inclusive sobre ter conseguido tirar uma foto exclusiva do túnel. Ainda sobre Foto Jornalismo, no ano seguinte na região serrana do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, ocorreu uma forte tempestade que resultou em deslizamentos e segundo fontes oficiais foram 429 mortos. Wilian se prontificou e foi até o local fazer alguns registros desta fatalidade.
Fotografia 4 – Prédio partido ao meio
Fonte: http://cargocollective.com/wilianolivato/friburgo
No encerramento, explicou sobre todo o processo de Foto
...