TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panejamento estratégico

Tese: Panejamento estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?.

Um aparelho de “Estado Herdado”, onde o planejamento teve frequentemente um caráter demagógico e manipulador (no período militar). Sua expressão “corporativismo bifronte” – combinação de uma face “estatista” levada à “conquista” do Estado e à subordinação da sociedade civil com outra “privatista” que teria colocado a serviço de setores dominantes suas áreas institucionais próprias – é especialmente elucidativa (O’DONNELL, 1976).

Um Estado que associava patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, hipertrofia com opacidade, insulamento com intervencionismo, deficitarismo com megalomania, não atendia ao projeto das coalizões de direita e muito menos daquelas de esquerda.

Estado capaz não apenas de atender àquelas demandas, mas de fazer emergir e satisfazer as demandas da maioria da população hoje marginalizada. Um Estado que possa alavancar o atendimento das demandas da maioria da população e projetar o País numa rota que leves a estágios civilizatórios superiores.

.

2. De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?

O Planejamento estratégico governamental é fundamental para um desempenho das atividades do governo e também de grandes empresas e até mesmo de ONG, onde o trabalho com pessoas e para pessoas se tornam bem parecidos, para que o PEG se torne eficaz os gestores e sua equipe tenha segundo o livro texto, capacitação de seus quadros, a formação de gestores que aliem dois tipos de capacidades ou habilidades básicas:

A primeira é dominar os aspectos teóricos e práticos do processo de elaboração de políticas públicas a ponto de serem capazes de utilizá-los como ferramentas da mudança social, econômica e política.

A segunda capacidade diz respeito à atuação de maneira eficiente no seu dia a dia a ponto de fazerem com que a estrutura que corporificam – o Estado – seja cada vez mais eficaz no uso dos recursos que a sociedade lhe faculta e que produza impactos crescentemente efetivos.

O planejamento estratégico governamental mostra caminhos para a transformação do estado herdado para o estado necessário, uma vez que, quando o governo planeja, monitora e avalia as chances de acertar são muito maiores.

3. Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?

Pois este conceito deixa lacunas em aberto que abordem questões sociais e políticas que inevitavelmente estão presentes nas relações entre o Estado e a sociedade e até mesmo no interior do próprio aparelho de Estado.

4. Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?

O termo “Administração” (segundo a literatura anglófona), vem da tradução de management que costuma-se utilizar para referir-se ao mundo privado, enquanto que “Gestão” vem do termo administration que seguido do prefixo public tem-se utilizado para referir-se ao ambiente público, de governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com