Paper 1ª fase Processos Gerenciais
Por: Jucinara Ramos • 13/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.048 Palavras (17 Páginas) • 1.325 Visualizações
ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
O papel do gestor enquanto administrador
Bruna Sagrillo Damian
Franciele Matias Carvalho Goulart
Jucinara Madeira Ramos
Patrícia Laguna Cruz da Silva
Tutor Externo: Prof. Andreza Brignoli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0707) Pratica do módulo I
13/10/2016
RESUMO
As organizações são como um sistema social, pois são importantes tanto para seus integrantes quanto para a sociedade. Considerando que há diversos tipos de organização, cada qual possui ciclos de vida próprios. Em qualquer organização, independentemente do porte ou segmento, se faz necessário adquirir estratégias para alcançar os objetivos planejados, vislumbrando sua sobrevivência em meio à competitividade politicas, econômicas e culturais.
Para que os objetivos estratégicos atinjam os resultados esperados é necessário que o administrador tenha as habilidades básicas necessárias. Além do comprometimento da equipe fazendo com que todos os colaboradores estejam informados sobre a metodologia do trabalho desenvolvido bem como o objetivo a ser atingido.
Sendo assim, um administrador tem que estar em constante análise e verificação de resultados, sem perder o foco de seus princípios básicos, pois com o avanço tecnológico, as constantes mudanças nas organizações, e tanta competitividade, se não tiver um perfil resiliente, visão estratégica, planejamento e controle, não há como manter a sua permanência no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Organização e estratégia empresarial, Planejamento, perfil do administrador, habilidades do administrador.
- INTRODUÇÃO
A organização e estratégia empresarial são fundamentais para que a empresa atinja seu ponto de equilíbrio e maturidade, para isso é preciso apurar todos os seus processos em sua real situação. Quando falamos de organização falamos de um conjunto de pessoas onde cada participante tem um papel a ser desempenhado, cumprindo com seus deveres e tarefas a serem executadas. Com isso, iremos ver que para uma empresa atingir seus resultados e objetivos internos e externos propostos para a sua permanecia no mercado de trabalho, a mesma requer uma divisão de trabalho onde cada qual possui uma responsabilidade e tarefa a ser exercida.
Com isso, a empresa precisará direcionar ações focando nos seus objetivos e metas em longo prazo, desenvolvendo estratégias de forma a manter a sua sobrevivência em meio à competitividade. Com tanta competitividade, os empresários enfrentam muitas dificuldades para converterem pensamentos em ações. No trabalho a seguir exemplificaremos uma estratégia empresarial em meio a este desafio.
E claro, não podemos esquecer o planejamento, onde é uma importante tarefa para qualquer organização, pois não basta ter bons planos, é extremamente necessário que todas as pessoas estejam envolvidas e alinhadas na mesma direção, ou seja, em busca pelo sucesso.
Na administração nos dias de hoje, ser um profissional com reconhecimentos técnicos, para a administração não é o suficiente. O administrador deve manter a busca constante do seu desenvolvimento pessoal, o aprimoramento da pessoa humana, saber liderar, ser firme quando necessário, saber delegar, valorizar o trabalho em equipe buscando comprometimento de todos não apenas cobrando obediência, o mesmo deve ser proativo.
No decorrer desse trabalho será possível identificar as habilidades e competências predeterminantes exigidas desse profissional. Para atingir os objetivos é necessário a soma de esforços do administrador e seus liderados. Na sequência segue as habilidades a serem desenvolvidas por um administrador de sucesso. Finalizando então com a apresentação de uma entrevista estruturada com um gestor do mercado a qual busca explorar informações sobre as habilidades dentro de sua organização, o e sua visão sobre o tema disposto.
- ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1.1. CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Define-se uma organização como sendo um conjunto de pessoas que realizam suas tarefas de forma planejada, organizada, coordenada e controlada, a fim de atingir um resultado positivo interno e externo satisfatório.
Segundo Chiavenato (2003), administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, imprescindível para sua sobrevivência e sucesso a organização informal nasce a partir de relações espontâneas; no caso da organização formal existe uma linha de relacionamentos direcionados.
Dentro de uma organização, no qual cada participante tem um papel definido a ser desempenhado, além de deveres e tarefas a serem executadas. Toda organização requer uma divisão de trabalho, que cria departamentos ou cargos. Surgindo assim uma hierarquia onde há uma escala de poder e decisão com vários níveis envolvidos, responsabilidades e tarefas, ou seja, um organograma.
Observe a figura a seguir:
[pic 1]
FONTE: CHIAVENATTO, 1998, p. 151
Introduzir um planejamento em uma empresa significa fazer com que todos os colaboradores estejam informados sobre a metodologia do trabalho desenvolvido, bem como objetivo a ser atingido a fim de aspirar sua permanência no mercado de trabalho.
1.2. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
O conceito de Estratégia Empresarial é a especificação dos produtos ou serviços com os quais a empresa pretende atingir seus objetivos em longo prazo. É o conjunto de finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos propostos para o crescimento da empresa.
Em um mercado cada vez mais avançado, é essencial que as empresas tenham uma boa estratégia competitiva e corporativa. A estratégia competitiva é uma forma de atuação onde uma empresa está em competição com outras e age em resposta às suas estratégias. Este tipo de estratégia pretende conferir vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes.
...