Paper Política
Por: Otaciliabud • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 5.013 Palavras (21 Páginas) • 252 Visualizações
POLÍTICAS ECONÔMICAS
Política monetária
Otacília Corrêa Cardozo
Professor Fábio Luís Cambiaghi
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0092) – Matemática Financeira
06/12/12
RESUMO
A política econômica é constituída pelo conjunto de intervenções dos poderes públicos na economia, caracterizadas por uma escala de prioridades dos objetivos a alcançar e pela seleção dos instrumentos coerentes para atingi-los. O governo atua na economia através dos instrumentos de políticas econômicas, nas quais são: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de rendas. Examinaremos de forma mais detalhada a Política Monetária, quais são os instrumentos, conceitos, aplicabilidade e a intervenção no mercado. Através de pesquisa em livros, revistas e sites são possíveis compreender como funcionam todos os instrumentos da política monetária e em que momento o governo age dentro da economia utilizando-os.
Palavras-chave: Economia. Política monetária. Instrumentos econômicos.
1 INTRODUÇÃO
As Políticas Econômicas tem a missão de atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens. Para atingir seus objetivos, o governo dispõe de instrumentos dessas políticas.
Os instrumentos da Política Monetária são: emissão de moeda, depósitos compulsórios, operações de open market (mercado aberto), operações de redesconto, taxa de juros e regulamentação sobre o credito. Portanto, estes instrumentos são mais eficientes quando aplicados em mercados financeiros mais desenvolvidos.
Pretende-se conceituar as Políticas Econômicas e a Política Monetária, especificar os instrumentos de controle monetário, o executor desta política e qual a intervenção de uma política mal administrada com a sociedade. No entanto, sua aplicação e êxito dependem da visão que o governante possui do papel do Estado.
2 POLÍTICAS ECONÔMICAS
2.1 CONCEITO
As Políticas Econômicas “[...] são um grupo de decisões coerentes tomadas pelo governo que, utilizando instrumentos econômicos, procuram atingir determinados objetivos a longo prazo”. (Mossé Eliane, 1956).
Entendem-se como Políticas Econômicas, as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos.
2.2 PROGRAMAS DE POLÍTICA ECONOMICA NO BRASIL
Durante sua História, o Brasil passou por vários Governos com variados programas de política econômica. Mas, no geral, todos os Governos realizam investimentos no desenvolvimento do país de forma constante, programados pelo Orçamento Anual da União. Porém, alguns programas ficaram mais famosos.
...