Parkour E Educação Física
Pesquisas Acadêmicas: Parkour E Educação Física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/11/2013 • 323 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS NOVAS TENDÊNCIAS
Caro leitor, muito obrigado por visitar e ler este texto elaborado com muita pesquisa, tanto em bibliografias já existentes quanto em experiências no campo de atuação.
O objetivo neste texto é apresentar o PARKOUR como uma prática pedagógica, ou seja, como uma ferramenta de educação dentro de instituições voltadas ao processo de ensino-aprendizagem, como: escolas e academias.
Parkour significa a arte do deslocamento. Nesta modalidade utiliza-se uma série de habilidades do corpo humano em conjunto para dominar o ambiente em sua totalidade, de forma a conseguir se movimentar passando por obstáculos no caminho. Isso se traduz em treinamento de habilidades como escaladas, pulos, equilíbrio, corrida em infinitas possibilidades de combinações utilizando apenas o corpo como ferramenta, e sempre visando à preservação da integridade física em primeiro lugar.
O Parkour possui vários princípios. Princípios de força, eficiência, superação (obstáculos) e integridade física.
Muito embora esta atividade física tenha sua origem militar, hoje é praticado predominantemente de maneira lúdica. Não competitivo, o Parkour nos traz valores mais humanistas e construtivos, e traz inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais.
É uma atividade física intensa, muito divertida e natural, nas aulas de educação física possibilita o autoconhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo em que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem, qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida.
Esse tipo de aula deve ser realizada em salões, salas de ginástica, quadras, tatames ou locais parecidos com estes. É de suma importância que os alunos estejam com roupas confortáveis para a prática desta atividade física como em qualquer outra.
O Parkour deve ser praticado sempre dentro dos limites do praticante. Assim, qualquer um independente da sua condição pode praticar o seu Parkour, o praticante pode utilizar o seu corpo da forma que lhe for melhor quando feito com prudência.
Exemplos de salas de ginástica preparadas pra uma aula de Parkour.
...