Pastilhas De Usinagem
Casos: Pastilhas De Usinagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TJADS • 9/11/2014 • 800 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
1- Introdução
O primeiro metal surgiu quando pedras de minério de ferro foram usadas em fogueiras para aquecer as cavernas. Pelo efeito combinado do calor e da adição de carbono pela madeira carbonizada, o minério transformou-se em metal. A evolução ao longo dos séculos levou a sofisticação dos métodos de fabricação e combinações de elementos, resultando nos materiais de alto desempenho hoje disponíveis.
O trabalho foi elaborado dentro das normas técnicas, com o intuito inicial de aprovação na disciplina de Praticas de Fabricação “USINAGEM”. O trabalho contém informações de três pastilhas/insertos de formas variadas, confeccionadas em materiais diversos, entregues pelo professor a fim de se desenvolver uma pesquisa sobre as suas principais características.
O conhecimento das Ferramentas de corte é de suma importância para estudantes de engenharia, já que, 90% dos produtos indústrias passam em algum instante por um processo de usinagem, assim a necessidade de pesquisa e desenvolvimento são otimizadas por grupos de materiais e tipo de operações. Aplicadas corretamente e com os dados de cortes, otimizados melhoram a produtividade para muito alem do que as pastilhas do tipo geral pode lhe oferecer.
2- Objetivo Geral
Analisar e descrever sobre as pastilhas dadas descrevendo Tipo, Geometria avaria/desgaste, qual máquina e operações podem ser usadas e falar de forma geral da sobre as ferramentas.
3- Objetivos Específicos
• Aprovação na matéria de Processos de Fabricação.
• Elaborar um trabalho dentro da metodologia especificada.
• Elaborar uma pesquisa cientifica para o desenvolvimento do conhecimento e ampliar os conceitos adquiridos em sala de aula.
4- Metodologia
“O homem necessita de métodos para realizar uma pesquisa, uma aula, um trabalho, uma tarefa. desta forma, o homem começou a sentir necessidade de estudar o caminho do saber, ou seja, a metodologia cientifica.” (PINHEIRO, 2004, p.13).
O trabalho será realizado dentro da metodologia especificada pela instituição e terá como referência pesquisas bibliográfica e em meios virtuais.
5- Ferramentas de Corte
O processo de usinagem baseia-se na remoção de material, utilização como ferramenta um material mais duro e mecanicamente mais resistente que a peça. Partindo-se do principio da dureza relativa, o surgimento de novos materiais e ligas estruturais com excelentes propriedades de resistência mecânica e elevada dureza contribuíram para o aparecimento de novos materiais para a confecção de ferramentas mais resistentes para as operações de usinagem. Porem, a usinagem de materiais mais frágeis ou em operações de cortes interrompidos requer materiais que componham ferramentas com suficiente tenacidade para supor os choques e impactos inerentes ao processo de usinagem. Como, em geral, dureza e tenacidade são duas propriedades distintas, o balanço dessas propriedades nos matérias de ferramenta de corte se tornou um desafio para os fabricantes.
O Metal Duro (Carbonetos Sinterizados) surgiram em 1927 com o nome de widia (wie diamant – como diamante), com uma composição de 81% de tungstênio, 6% de carbono e 13% de cobalto.
Num processo de corte, as necessidades de tenacidade e resistência ao desgaste variam com o tipo de operação. Assim, a ISO resolveu classificar as várias classes de Metal Duro em diversos grupos, conforme as características do material usinado (se é aço, ferro fundido, etc.) e as condições da operação (acabamento, desbaste, corte interrompido, etc.), sem se importar com suas composições.
A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE PADRONIZAÇÃO (ISO) foi estabelecida para a elaboração
...