Pedagogia
Pesquisas Acadêmicas: Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marideise • 27/11/2012 • 481 Palavras (2 Páginas) • 2.054 Visualizações
PORQUE OS PEQUENOS MORDEM?
Muitos comportamentos infantis, apesar de comuns a quase todas as
culturas, recebem explicações pouco convincentes dos profissionais da educação, por isso, pais e mães mantêm certa insegurança e não sabem como agir quando estes comportamentos são manifestados. O ato de morder, comum na observação de crianças pequenas é um bom exemplo. Afinal, quais as razões para uma criança morder? Vamos buscar na Psicologia do Desenvolvimento as respostas a esta questão. Entre o nascimento e o segundo ano de vida a criança atravessa, segundo Sigmund Freud, uma fase chamada de oral. Após o nascimento o bebê perde a relação simbiótica que mantinha com a mãe. O corte do cordão umbilical é o símbolo de uma nova etapa que exige do bebê a adaptação ao meio. A porta de entrada dos estímulos que o meio ambiente oferece é justamente a boca, por isso o nome de fase oral. É fácil reparar o bebê sempre de boca aberta, como uma espécie de prontidão para receber o mundo. Ainda segundo Freud, a boca reúne toda a energia do corpo, incluindo o prazer em descobrir o mundo, esta energia é conhecida como libido. A criança nasce com um conjunto de reflexos que, em geral, a pediatria divide em alimentares, posturais e defensivos. Com base neste princípio, é fácil entender porque tudo que está ao seu alcance é levado imediatamente à boca, existe uma grande possibilidade de o que está em sua mão servir como alimento. Esta fase é conhecida como incorporativa, pois é exatamente esta a tentativa do bebê:
*incorporar tudo que o mundo puder oferecer. Uma outra modalidade da fase oral é conhecida como sádico-canibal, que aparece junto com a primeira dentição.
*Os dentes representam a capacidade destrutiva, de onde se origina a agressividade que será importante para a futura combatividade social. No caso da amamentação ainda estar em curso, a mãe é a primeira pessoa a perceber o comportamento característico desta etapa: ao mesmo tempo em que suga o seio da mãe, o bebê também morde, vivenciando pela primeira vez, uma posição ambivalente:
*sugar representa amar e receber o que o ambiente está oferecendo mas o ato de morder causa prazer e representa a capacidade de experimentar novas reações do ambiente. A partir da capacidade de reter, conquistar, através da mordida, a criança age no ambiente, experimentando o ato de morder como uma forma de relacionamento com as outras pessoas. A princípio, morder não representa qualquer agressão,mas sim uma forma de experimentar o “novo”.
A criança ainda não sabe a diferença do beijo e da mordida e a da intensidade de dor , sendo assim quando uma mordida acontece a mesma se assusta com o choro do outro.
Fonte:Freud,S-Tres Ensaios Sobre a Teoria da sexualidade “o desenvolvimento Infantil” (1905)psicologia Infantil Estudo realizado pela universidade Uniararas para o curso de pedagogia Alunos do ultimo ano em 2005.
...