Pedagogia Interdisciplinar
Por: Thainá Rodrigues • 19/9/2015 • Resenha • 520 Palavras (3 Páginas) • 1.350 Visualizações
Pedagogia Interdisciplinar
1 - Como você lê a atual crise na educação? E o que acha da resposta que Edgar Morin dá á ela?
Vejo a crise como uma situação de risco em que nós mesmos, pais, alunos e profissionais da educação nos colocamos. Hoje a sociedade busca insaciavelmente por progresso, pelo desenvolvimento e pela razão, mas ao mesmo tempo esse sistema em que vivemos não consegue resolver seus problemas . Ao mesmo tempo em que tivemos evoluções significativas também tivemos regressões. A cada vez vemos mais professores insatisfeitos, alunos dispersos em sem interesse e pais mais exigentes com a escola. Sendo que a primeira educação deveria ser aquela adquirida em casa, essa que muitas vezes, é negligenciada.
Edgar Morin não dá respostas prontas para essa crise, mas tem a opinião de quê ela serve para algo. Como por exemplo, sua mãe faleceu e dão surgiram vários questionamentos de sua parte e também descobertas pessoais. Para ele, essa crise seria o início do processo de metamorfose da educação onde pode abrir possibilidades diferenciadas dessa catástrofe na qual ele se refere.
2 - O que é o pensamento complexo?
O pensamento complexo trás com ele todos os modos simplificados de pensar, não dando espaço para desmembrá-los que acontece entre as diversas ciências, que para Morin, estão interligadas. O pensamento complexo busca o conhecimento dos múltiplos aspectos, porém reconhece que adquirir o conhecimento por completo em sua plenitude, é impossível, pois as verdade absolutas são questionáveis e se complementam, sem deixar de ser contrárias.
3 - De que método Morin está falando em seu livro a "Educar na Era Planetária"?
Fala do pensamento complexo que Edgar Morin defende, pois segundo ele as ciências, os saberes e o conhecimento não são verdades absolutas. E que devemos conhecer o mundo par ao qual caminhamos, logo é necessário que os professores adotem mecanismos ou medidas que estão na LDB, e também a importância dos educadores em buscarem inovações com métodos compatíveis com aquilo que eles buscam passar para os alunos. O método é o que ensina a aprender.
4 - Qual é o papel da vivência na proposta de Morin?
Não devemos dar significados distintos quando o assunto é pensamento e prática. Elas estão interligadas. Existiu uma época em que as ciências, os saberes não se dividiam tanto, cientistas e artistas, por exemplo, estavam em meio a vários campos da cultura... Com a revolução industrial isso foi acabando e deu-se lugar as especializações, as verdades absolutas e profundas etc. Mas não devemos nos esquecer que a vida é um acúmulo de vivências e também de idéias.
5 - Como lidar com o erro e as incertezas, na proposta de Morin?
A educação deve mostrar que todo conhecimento comporta algum grau de erro e de ilusão.
As ciências sempre quiseram passar para a sociedade e fazê-la acreditar em várias certezas absolutas, mas também permitiram que adquiríssemos muitas incertezas. A educação também deveria incluir o ensino das incertezas, por exemplo, na evolução biológica e nas ciências históricas. O homem tem dificuldade em compreender a incerteza que ocorre do movimento e da desordem e por não compreender isso, sua tendência é ignorar ou negar.
...