Pedro
Trabalho Escolar: Pedro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedro0105 • 1/11/2014 • 1.549 Palavras (7 Páginas) • 1.843 Visualizações
Simulado sociologia Fechar
________________________________________
1a Questão (Ref.: 201409273271) Pontos: 1,0 / 1,0
Leia atentamente o texto abaixo: (...) São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses. (...) Extraído de LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 17. O texto acima fala sobretudo de:
determinismo biológico.
determinismo ambiental
determinismo cultural.
determinismo morfo-social.
determinismo geográfico.
________________________________________
2a Questão (Ref.: 201409271774) Pontos: 1,0 / 1,0
"O AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE, O PROGRESSO POR FIM", Auguste Comte.
A frase acima, que é o lema do Positivismo comteano, está ligada a uma fase da história da sociedade brasileira marcada por grandes transformações ocorridas no país, no século XIX. Essa ligação se dá devido à:
tendência secularizante dos monarquistas que viam na figura do Imperador uma possibilidade de mudanças sociais importantes.
influência do Positivismo entre os republicanos, que adotaram o lema de Comte expresso na Bandeira Nacional.
motivação expressa na Bandeira Nacional, como forma de encorajar a nação a abraçar o lema do Positivismo durante o Império.
influência do Positivismo no processo de mudanças sociais ocorridas após a Independência do Brasil, expressos na Bandeira Nacional.
influência positivista entre os membros da monarquia brasileira, devido à tendência inovadora de D. Pedro II.
________________________________________
3a Questão (Ref.: 201409274328) Pontos: 1,0 / 1,0
"Eu odeio o Cairo, mas jamais seria capaz de sair daqui", afirma Sonallah Ibrahim, um respeitado escritor egípcio que nasceu há 73 anos nessa megacidade que é a capital do Egito, um lugar que, segundo ele, é fácil desenvolver uma relação de amor e ódio. "Eu já morei na Alemanha, na Rússia e nos Estados Unidos", diz ele. "Mas eu não era feliz, aqui eu me sinto à vontade, eu sei encarar a vida." (Fantástico, 09/05/2010).
Analise o texto acima e reflita, de acordo com a perspectiva socioantropológica, sobre a relação entre o indivíduo e o meio no qual foi socializado, no qual compartilha vínculos que são construídos a partir de sentimentos, valores e costumes em comum, através dos quais o Homem entende e interpreta o mundo, marcando a opção correta:
Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar uma forma de linguagem expressa nos hábitos,costumes, crenças, tradições, valores e símbolos que possuem uma origem simbólica.
Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos que são a-históricos e lhe proporcionam identidade e uma sensação de pertencimento a um lugar.
Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram determinados pelo meio geografico.
Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar os mesmos hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que lhes foram impostos pelos governantes de seus país.
Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram herdados geneticamente.
________________________________________
4a Questão (Ref.: 201409525547) Pontos: 1,0 / 1,0
Em determinada localidade do Rio de Janeiro, ocorreu um processo administrativo de demarcação de Parque Nacional, com consequente determinação do Plano de conservação e manejo, além de desapropriações e retirada das populações locais residentes. Inconformados com a decisão da autoridade administrativa, determinado grupo identitário cultural de pescadores artesanais é orientado por turistas a ajuizar ação judicial com o intento de anular o ato de desapropriação. Ocorreu, em sede de primeira instância, decisão judicial denegatória do pedido, por meio de sentença motivada com base numa prática cultural de racionalização de sentimentos morais e afetos, supostamente capaz de conduzir a acordos racionais sobre interesses e fins, em nítida desconsideração à lógica da cultura daquele grupo, sua linguagem, sua cognição social, valores e pontos de vista moral (horizontes interpretativos) particulares. Considerando a motivação da decisão judicial acima descrita, é correto afirmar tratar-se:
mera hermenêutica jurídica, sem argumentos de raiz cultural.
relativismo cultural.
etnocentrismo cultural
iluminismo cultural
absolutismo cultural
________________________________________
5a Questão (Ref.: 201409521422) Pontos: 1,0 / 1,0
As ciências sociais diferem de maneira significativa das ciências naturais. Observe as afirmativas abaixo e indique 1 quando a afirmativa se refere as ciências sociais e 2 quando se
...