Pequenas e importantes ações de responsabilidade social
Resenha: Pequenas e importantes ações de responsabilidade social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josecarlos028 • 1/4/2014 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
Pequenas e importantes ações de Responsabilidade Social
A responsabilidade social empresarial, por sua definição, é uma nova forma de gestão, sendo guiada pela relação ética e transparente da empresa com a sociedade em geral, visando seu desenvolvimento sustentável, além de preservar recursos e promover a redução da desigualdade social.
Partindo de valores como ética e transparência, há várias maneiras de se trabalhar a responsabilidade social, de dentro para fora da empresa. Funciona como um efeito dominó e é cíclico. Por exemplo: funcionários satisfeitos transformarão essa satisfação em produtos de maior qualidade, assim como clientes satisfeitos com a qualidade do produto, indicarão para outros potenciais clientes que se tornarão clientes efetivos por terem encontrado funcionários capacitados para atender a demanda.
Para alcançar esses resultados, basta que sejam desenvolvidas ações simples que, com o tempo, serão agregados à cultura organizacional. Podem ser consideradas como o primeiro passo para projetos maiores que envolvam maior complexidade. Essas ações podem tratar da comunidade, meio ambiente, governo, local de trabalho e mercado. Quais sejam:
Definição dos valores da empresa, levando em consideração a nova postura;
Criação do Código de Ética da empresa;
Transparência nos processos decisórios;
Estabelecimento de programas de treinamento;
Obediência às legislações;
Valorização das iniciativas dos funcionários;
Atividades recreativas com funcionários e suas famílias;
Criação de programa de participação nos lucros;
Doações para ONG’s da cidade;
Parcerias com outras empresas socialmente responsáveis;
Doações de móveis e equipamentos usados;
Realização de projetos comunitários: limpeza de praças e escolas, patrocínio de quermesses etc para integração da empresa com a comunidade;
Participação em campanhas de doação (de sangue, de agasalho, de alimentos etc);
Separação do lixo para reciclagem;
Contribuição para o não desperdício de energia, água e papel.
Apesar dessas ações não serem mais novidades, a depender da cultura organizacional instaurada na empresa, há algumas resistências e dificuldades. Nesse caso, é necessário um planejamento de RSE e a implantação de projetos de forma gradual e constante para melhor adaptação dos envolvidos.
...