Pesquisa E Pratica Profissional - Organização Escolar
Trabalho Universitário: Pesquisa E Pratica Profissional - Organização Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephania • 21/11/2013 • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 2.244 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL, RU: 597855 TURMA: 2010/08
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
CURITIBA
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL, RU: 597855 TURMA: 2010/08
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional – Organização Escolar apresentado a UTA – Organização Escolar, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba. Tutor Local: Simone Karina Santiago de Barros Centro Associado: PAP Três Lagoas
TRÊS LAGÔAS
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................03
2. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL................................................04
2.1 FUNÇÃO DA ESCOLA E TIPOS DE GESTÃO.........................................04
2.2 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.........................................05
3. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.....................................05
4. SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL.......06
5. FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.............07
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................09
REFERÊNCIAS.................................................................................................09
1. INTRODUÇÂO
O presente trabalho Pesquisa e Prática Profissional-Organização Escolar pretendem fazer uma reflexão, sobre o agir e os desafios que já começamos a enfrentar no curso de pedagogia, assim como a conexão entre teoria/prática, e sua operalização dos conhecimentos adquiridos até a presente etapa acadêmica.
O objetivo desta UTA é possibilitar a reflexão do pedagogo, do professor e dos trabalhadores em educação, sobre uma forma de organização do trabalho pedagógico desenvolvidos nas escolas. Veremos que a gestão da escola não pode ser entendida fora do atual contexto socioeconômico e político que ora vivemos, que a expansão de uma política governamental atinge todas as esferas da sociedade brasileira.
E essa sociedade, por sua vez, não pode ser entendida desvinculada do seu caráter clássico, desigual e injusto, mas permeada pelas contradições do próprio capitalismo.
Todo conhecimento acadêmico é extremamente importante, e este não foi diferente conhecer como acontece à gestão de uma escola, como o trabalho pedagógico é distribuído. Foi muito gratificante e prazeroso.
A metodologia adotada para compor este portfólio foi basicamente a pesquisa nos livros base da UTA, artigos em site na internet e visita a uma instituição de ensino não formal onde realizei a observação das atividades realizadas. Depois de recolher todo o material necessário passei para a elaboração, digitação e formatação do trabalho.
Ao longo deste portfólio iremos conhecer o trabalho da gestão na Escola; analisar as características da gestão participativa e democrática que ocorrem na escola; reconhecer os diferentes tipos de gestão que ocorrem, nos diferentes momentos da rotina da escolar; investigar a verdadeira atuação do gestor frente as suas diferentes atribuições.
O referido portfólio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para ser um conhecedor das modalidades de gestão presentes dentro do ambiente escolar.
2. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
2.1 Função da escola e tipos de gestão
A função primeira da Escola é instruir, passar o conhecimento acumulado por várias gerações. No entanto, cada vez mais, a escola está tomando o lugar da família. Muitos pais colocam o filho na escola, para essa educar, no sentido de educação doméstica. Os pais falam sempre em falta de tempo. Mas, a escola tem muito menos tempo ainda. E mesmo se o tivesse, não creio que passar valores familiares tenha lugar na escola. O professor é um dos atores que propiciam ao aluno o desenvolvimento, promovendo o saber cientifico. O diretor é determinante para a organização da escola. O pedagogo desenvolve e encaminha as ações pedagógicas, além de ser o elemento articulador entre os atores escolares e o PPP. Os pais servem de balizadores para os encaminhamentos e tornam-se corresponsáveis pelo processo educacional.
Gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização. Gestão é um processo que envolve várias, ações, como diagnóstico tomada de decisões, definição de objetivos, encaminhamentos e procedimentos para avaliação para a retomada de rumo.
Existem vários tipos de gestão como:
Técnico Cientifico: versão conservadora, tem como foco a gestão empresarial, não existe preocupação com as relações humanas que se dão no espaço escolar. Autogestionária: incentiva o exercício da coletividade, as decisões são tomadas em assembleias. Democrático – participativo: apresenta-se como elemento de contra hegemonia em face da implantação direta e acrítica dos princípios e métodos da administração geral na gesta escolar.
A formação continuada é de suma importância, pois, o professor deve estar preparado tanto teoricamente quanto em sua prática para interagir de maneira conjunta com os diversos elementos que compõem a dinâmica escolar. Também é preciso, além disso, conhecer os processos de aprendizagem para oferecer o melhor atendimento para o aluno que apresentar problemas específicos.
...