Pesquisa Fenomenologica
Trabalho Escolar: Pesquisa Fenomenologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquelineg • 20/7/2013 • 361 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
PESQUISA FENOMENOLÓGICA
A pesquisa Fenomenológica é um tipo de pesquisa que busca descrever a interpretar os fenômenos que se apresentam à percepção. Têm como objetivo chegar ao conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos de forma imediata. Seus fundamentos são encontrados na Fenomenologia, movimento filosófico iniciado no século XX e q ue tem como principais expoentes Edmund Husserl (1859-1938), Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty (1908-1961).
Essa pesquisa interpreta o mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências. Seu objeto é o próprio fenômeno tal como se apresenta à consciência, ou seja, o que aparece, e não o que se pensa ou se afirma a seu respeito. Tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito, sem interferência de qualquer regra de observação. Para a fenomenologia, um objeto pode ser uma coisa concreta, ou uma sensação, recordação, não importando se este constitui uma realidade ou uma aparência.
A pesquisa fenomenológica é muito diferente dos traços de pesquisa fundamentados no pensamento positivista, como os levantamentos e experimentos. Por isso a Fenomenologia constitui muito mais como uma postura, um modo de compreender o mundo, do que como uma teoria, um modo de explicá-lo. A aceitação desse tipo de pesquisa, torna-se difícil para muitos pesquisadores, pois isto implica mudar radicalmente a maneira de conceber a realidade.
O método fenomenológico apresenta dois momentos: a redução fenomenológica e a redução eidética. A redução fenomenológica consiste em restringir o conhecimento ao fenômeno da experiência de consciência, o que implica desconsiderar o mundo real, colocá-lo “entre parênteses”. Assim, coisas, imagens, fantasias, atos, relações, pensamentos, eventos, memórias e sentimentos constituem experiências de consciência.
A redução eidética, por sua vez, consiste na redução do objeto da percepção à idéia, o que significa a abstração da existência, de tudo o que é acidental, para permitir a intuição das essências. Consiste na sua análise para encontrar o seu verdadeiro significado. Isso porque tudo o que as pessoas têm em sua mente decorre de informações proporcionadas pelos sentidos. Por essa influência dos sentidos existem várias imagens possíveis de um mesmo objeto, embora todas significando a mesma coisa, constituindo a sua essência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
...