Pesquisar: Um Ato Cientifico
Ensaios: Pesquisar: Um Ato Cientifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1531 • 11/5/2013 • 5.484 Palavras (22 Páginas) • 729 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1: O ATO DE PESQUISAR 5
1.1. Considerações Iniciais 5
1.2. Pesquisa: Conceitos e Definições 5
1.3. A Importância do ato de Pesquisar 6
1.4. O Conhecimento Científico 5
1.5. Características da Pesquisa Científica 6
CAPÍTULO 2: MÉTODOS DE PESQUISA 6
CAPÍTULO 3: TIPOS DE PESQUISA 6
3.1. Classificação segundo a área da ciência. 7
3.2. Classificação segundo a natureza. 7
3.3. Classificações segundo os objetivos. 7
3.4. Classificação segundo os procedimentos. 8
3.5. Classificação segundo o objeto. 8
3.6. Classificação segundo a forma de abordagem 8
CAPÍTULO 4: ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA 9
4.1. Escolha do tema 9
4.2. Revisão de literatura 9
4.3. Justificativa 9
4.4. Formulação do problema 10
4.5. Hipóteses 10
4.6. Determinação de objetivos 10
4.7. Metodologia 11
4.8. Coleta de dados 11
4.9. Tabulação dos dados 11
4.10. Análise e discussão dos resultados 11
4.11. Conclusão da análise dos resultados 12
4.12. Redação e apresentação do trabalho científico 12
CAPÍTULO 5: PROCEDIMENTOS DE COLETA DE INFORMAÇÃO 12
5.1. Entrevista 12
5.2. Observação 13
5.3. Questionário 13
5.4. Análise documental 13
CAPÍTULO 6: A PESQUISA SOCIOLÓGICA. 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIA. 16
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre Pesquisar: Um Ato Científico. Pesquisa: conceito e definição, a importância do ato de pesquisar, o conhecimento científico, as características da pesquisa cientifica, os métodos de pesquisa, os tipos de pesquisa, as etapas da pesquisa cientifica, os procedimentos de coletas de informação e sobre a pesquisa sociológica.
Vamos tentar resumir tudo em tópicos para o melhor entendimento de cada um que irá ler esse trabalho. E tentarmos entender a importância do ato de pesquisar. Pois isso é um assunto que cabe de cada um de nós entendermos.
4
CAPÍTULO 1: O ATO DE PESQUISAR
1.1. Considerações Iniciais
Antes de falar especificamente sobre o Projeto de Pesquisa, torna-se relevante tecer alguns comentários sobre a pesquisa propriamente dita. Segundo Ander-Egg, pesquisa “é um procedimento reflexivo sistemático controlado e crítico, que permite descobrir fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. Assim, o resultado desta busca reflexiva é conhecer verdades parciais. Sobre pesquisa, Gil também fala em “procedimento racional e sistemático”, e para ser realizada são imprescindíveis métodos e caminhos técnicos, dentre os chamados procedimentos científicos.
O escopo deste processo centra-se, na sistematização dos procedimentos, revestida de um tratamento metodológico comumente denominado de científico. O ato de pesquisa presume um cuidadoso processo de planejamento. Neste contexto, para efetivar este planejamento é necessário que se estabeleça como etapa inicial, a elaboração do “Projeto de Pesquisa”. Assim, cabe dizer que planejar é antecipar o futuro. Neste sentido, o projeto funciona como um instrumento de planejamento, numa ferramenta que delineia procedimentos e ações que se desenrolarão no decorrer da pesquisa.
Neste contexto, a presente reflexão propõe discutir sobre a importância do projeto, não apenas como uma etapa obrigatória ou um mero ritual da pesquisa.
1.2. Pesquisas: Conceitos e Definições
Pesquisa é um conjunto de ações que visam à descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.
A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para esta pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.
Quanto à abordagem do problema, a metodologia da pesquisa pode ser:
• Quantitativa: método de pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.
5
• Qualitativa: é uma pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.
Quanto aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:
• Exploratória: envolve uma maior proximidade com tudo o que está relacionado com o objeto de pesquisa. São exemplos, os Estudos de Caso (estudo exaustivo e detalhado) e as Pesquisas Bibliográficas (consulta a livros e outros materiais já publicados).
• Descritiva: levantamento de
...