Piaget-Psicologia Da Aprendizagem
Trabalho Universitário: Piaget-Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SuzanaMachado • 5/11/2014 • 651 Palavras (3 Páginas) • 1.545 Visualizações
Resenha
Assunto: Piaget – Psicologia da Aprendizagem.
O ser humano sofre durante toda a sua vida, a influência dos agentes externos de natureza física e social. Esses agentes atuam sobre o seu organismo e sobre o seu espírito, estimulando suas capacidades e aptidões e promovendo o seu desenvolvimento físico e mental.
O processo para uma aprendizagem eficaz depende de inúmeros fatores, dentre os quais, os mais indispensáveis são: o talento do professor, o tipo intelectual do aluno, as oportunidades oferecidas pelo ambiente imediato da escola, perspectivas futuras de vida do aluno.
A escola não pode mais ser considerada como uma simples máquina de alfabetização. Sua função não se limita mais, como antigamente, à modesta tarefa de ensinar, sua tarefa é mais ampla e profunda, ou seja, deve levar o nosso aluno a ser mais critico, mais compromissado e mais otimista em relação à aprendizagem.
Suas responsabilidades atuais são bem maiores. Além de instrumento de formação física, intelectual e moral, cabe-lhe a missão de promover a integração harmoniosa do educando no seio da comunidade, fornecendo-lhe todos os elementos para que se possa tornar um fator de progresso individual e social.
Deste modo, a aprendizagem é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo
ensino aprendizagem.
Piaget (1969) foi quem mais contribuiu para compreendermos melhor o processo em que se vivencia a construção do conhecimento no indivíduo.
As idéias básicas de Piaget sobre o desenvolvimento mental e sobre o processo de construção do conhecimento, são adaptação, assimilação
e acomodação.
Piaget diz que o individuo está constantemente interagindo com o meio ambiente. Dessa interação resulta uma mudança contínua, que chamamos de adaptação.
Com sentido análogo ao da Biologia, emprega a palavra adaptação para intitular o processo que ocasiona uma mudança contínua no indivíduo, decorrente de sua constante interação com o meio.
Esse ciclo adaptativo é constituído por dois sub processos: assimilação e acomodação. A assimilação está relacionada à absorção de conhecimentos e habilidade.
O processo de assimilação é um dos conceitos fundamentais da teoria da instrução e do ensino. Permite-nos entender que o ato de aprender é um ato de conhecimento pelo qual assimilamos mentalmente os fatos, fenômenos e relações do mundo, da natureza e da sociedade, através do estudo das matérias de ensino. Nesse caso, podemos dizer que a
aprendizagem é uma relação cognitiva entre o sujeito e os objetos de conhecimento.
A acomodação é que ajuda na reorganização e na modificação dos esquemas assimilando vivências anteriores do ser humano para ajustá-los a cada nova experiência acomodando-as às estruturas mentais já existentes. Portanto, a adaptação é o equilíbrio entre assimilação e acomodação, e acarreta uma mudança no indivíduo.
A inteligência desempenha uma função adaptativa, pois é através dela que a pessoa coleta as informações do meio
...