Pim segurança privada
Por: SARAlii • 13/4/2025 • Projeto de pesquisa • 3.189 Palavras (13 Páginas) • 3 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V
Nome: Ricardo de Oliveira Júnior - R.A - 2338417
Florianópolis - Santa Catarina
2024.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………03
2. EMPRESA…………………………………………………………………...04
3. GERENCIAMENTO DE CRISES E CONTROLE DE RISCOS………...05
4. MATEMÁTICA FINANCEIRA…………………………...…………………09
5. GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA PESSOAL E EXECUTIVA………………………………………………………………….11
6. CONCLUSÃO………………………………………………………………..12
REFERÊNCIAS………………………………………………………..…….14
1. INTRODUÇÃO
O projeto integrado multidisciplinar (PIM V) tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas feitas em site oficial da empresa, para complementar o curso de gestão de segurança privada da universidade Paulista - UNIP, em comprimento das disciplinas de gerenciamento de crise e controle de riscos, matemática financeira e gerenciamento de segurança pessoal e executiva.
Interligando as matérias do curso, unindo a teoria que vem sendo conhecida no curso, com as práticas utilizadas na empresa em questão, sendo divididas em tópicos neste documento.
Este trabalho tem como finalidade de enriquecer os conhecimentos do estudante, colaborando com o melhor aprendizado das disciplinas do curso.
Neste trabalho em questão, estaremos fazendo a pesquisa na empresa Orsegups, que trabalha.
2. EMPRESA
A Orsegups é uma empresa que trabalha na área de segurança privada e é referência nacional em serviços especializados, uma marca respeitada por ser líder neste segmento.
Com sede em São José, na grande Florianópolis, a empresa conta com mais de 7 mil colaboradores, distribuídos em todo território nacional. A empresa iniciou seus trabalhos em 1972 e hoje conta com a maior tecnologia central de monitoramento do país; investindo sempre em pesquisa e inovações dentro da área de segurança privada, procurando sempre solucionar de forma mais avançadas, para facilitar a vida de mais de 80 mil clientes, protegendo mais de uma milhão de vidas em todo o Brasil.
3. GERENCIAMENTO DE CRISES E CONTROLE DE RISCOS
O gerenciamento de crise é um documento pensado e organizado para trazer respostas de maneira rápida e eficaz a situações que podem ser de trato humano ou desastre natural, resolvendo, prevenindo e diminuindo possíveis danos, sendo 10 tipo de crises, podendo ser de crises financeiras a desastre ambiental, neste capítulo abordaremos a cada uma delas e suas especificações.
Segundo a etimologia (DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO, [s.d.]): A palavra grega krísis era usada pelos médicos antigos com um sentido particular. Quando o doente, depois de medicado, entrava em crise, era sinal de que haveria um desfecho: a cura ou a morte. Crise significa separação, decisão, definição.(unip)
Dentro deste documento deve conter soluções a ações que possam vir acontecer, e toda empresa deve conter esse plano de ação, elaborado com antecedência, para assim poder passar por crises sem grandes prejuízos. São 10 (dez) tipos de crises que devem estar relacionadas no plano de ação, são elas:
1. Crise econômica - Redução significativa dos negócios de uma empresa; diminuição do faturamento da organização.
2. Crise financeira - Ocorre quando o fluxo de caixa da empresa é inferior aos seus compromissos.
3. Crise patrimonial - Caracterizada pela existência de um passivo (obrigações e/ou compromissos) superior ao ativo (bens e direitos).
4. Crise decorrente de desastres industriais - Enquadram-se nesse tipo de crise as contaminações de produtos, incêndios, vazamentos e explosões. Essas situações podem prejudicar a produtividade e a imagem da empresa.
5. Crise provocada por desastres naturais - São as crises causadas por tempestades, enchentes, terremotos, furacões e outras eventualidades.
6. Crise originada por falhas nos equipamentos - Refere-se à crise resultante de falhas nos equipamentos e maquinário.
7. Crise decorrente de ações criminosas - Crises empresariais provenientes de sabotagens, fraudes, hackers, vandalismos e outros.
8. Crise motivada por boatos - São aquelas ligadas a acusações da concorrência, boatos, entre outros
...