Pintinhos Manejo
Trabalho Escolar: Pintinhos Manejo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 93969732204 • 2/3/2015 • 1.770 Palavras (8 Páginas) • 513 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO
DISCIPLINA – Nutrição de Monogástrico
Zootecnia: 5º Período
Uesclei Lopes da Silva
Manejo de Pintinhos
Porto Velho – RO
2013
INTRODUÇÃO
Para obter uma produção considerável de aves de corte é necessário estabelecer um lote saudável de pintinhos desde o 1º dia de vida, no qual o crescimento alcance o alvo de peso corporal padrão, juntamente com o alvo de uniformidade, de tal forma que o bem-estar possa ser mantido durante o processo.
O MANEJO DOS PINTINHOS
Consideramos aqui pintinhos as aves de um dia até quinze dias, quando devido ao empenamento, as aves não precisam mais de calor artificial.
TÉCNICA COMERCIAL DE MANEJO
Instalações
Os pintinhos são criados em galpões especiais com face norte e protegidos de ventos fortes. O uso de lanternim é necessário para a correta ventilação.
Círculos de proteção
Dentro dos galpões, utilizam-se separações para até 500 pintinhos chamadas de círculos de proteção. Esses círculos de proteção podem ser feitos de qualquer material, até mesmo de papelão ou se o orçamento permitir Eucatex. Com aproximadamente 50 cm de altura a sua função é conservar as aves na região aquecida e evitar correntes de ar frio. Os diâmetros desses círculos dependerão do diâmetro da campânula a gás. A borda do círculo deve ser mantido a 60 cm da borda da campânula nos primeiro dias e depois pode ser afastada chegando até um 2 metros à medida que as aves crescem.
Campânulas a gás
Normalmente utilizam-se campânulas a gás, embora possam ser utilizadas elétricas, pois as primeiras não estão sujeitas a falta de energia e são de operação mais barata.
As campânulas a gás são irradiadores de calor no formato de guarda-chuvas que ficam suspensos no centro dos círculos de proteção. A altura da campânula vai variar conforme a temperatura medida com termômetro na altura do dorso dos pintinhos. Para a primeira semana de vida das aves regule a campânula para 35º a 37º C. Abaixe dois graus centígrados por semana até atingir 21º C ou a temperatura ambiente. .
O aquecimento é um fator crítico que não pode ser ignorado. Apesar das temperaturas recomendadas acima, o criador deve utilizar o bom-senso e observar se o lote apresenta sinais de desconforto. Um lote de pintinhos sob manejo adequado apresenta-se uniformemente distribuídos na área dos círculos de proteção, comendo e bebendo com naturalidade. Aves ajuntadas sob a campânulas indicam temperatura baixa ou má distribuição dessa temperatura, aves inertes ou ofegantes indicam excesso de temperatura, Aves ajuntadas em cantos do círculo podem indicar haver correntes de ar frio. Havendo qualquer um desses sinais, verifique a temperatura, e também a acuidade do termômetro utilizado. Corrija a situação com a urgência possível.
Cama
Cama é o nome que se dá à cobertura espalhado sobre o chão tanto para absorver a sujeira e umidade produzida, quanto para fornecer isolamento térmico do chão e conforto para as aves. A cama deve ser feita de material absorvente, não escorregadio, barato e não tóxico. O mais recomendável é maravalha de madeira, o uso de serragem fina deve ser evitado, pois no início as aves podem ingeri-la, o que pode até levá-las à morte por bloqueamento do papo. Também se pode utilizar feno, materiais triturados, como o sabugo de milho ou outras palhas. O jornal não deve ser utilizado, pois além de escorregadio, absorve e retém a umidade, formando zonas de grande umidade.
Iluminação
Há dois sistemas o chamado Black out e o Brown out. No primeiro, toda a iluminação externa é eliminada e os programas de luz são totalmente controlados artificialmente. No segundo, é exercido apenas um controle relativo da iluminação, aproveitando parte da luz do dia.
Os programas de iluminação são muito úteis tanto para um melhor aproveitamento da alimentação nas granjas de aves de corte, quanto para controlar o amadurecimento das galinhas em granjas de ovos. Programas eficientes e bem controlados de iluminação, por vezes até complexos, são tão importantes quanto à qualidade da alimentação para que as aves alcancem o melhor de seu potencial genético. No entanto, no período de 15 dias aqui abrangidos, essa iluminação não tem grande influência no futuro das aves. Para esse período o criador pode fornecer luz constante durante os primeiros dois dias de vida e depois passar a fornecer a luz normal do dia ou se houver controle artificial da iluminação, 15 horas diárias de iluminação para as aves de corte e 12 horas de luz para as aves destinadas à produção de ovos.
Alimentação e Água
Os pintinhos quando nascem carregam dentro de seu abdômen um resto do saco vitelino. Isso lhes permite passar sem água ou comida por um ou até dois dias. Contudo, isso não significa que seja melhor para as aves passar por um período de jejum. Quanto antes à ave começar a ingerir água e alimento mais garantida estará a sua sobrevivência. Assim que receber os pintinhos e os colocar nos círculos de proteção pré-aquecidos a 32º C, ofereça apenas água por algumas horas. Estimule-os a beber, batendo com o dedo na água. Após esse período de hidratação, ofereça ração inicial para pintinhos em bandejas de papelão ou Alimentação de aves de corte na sua fase inicial.
Pintinhos folhas de papel sobre a cama. À medida que as aves aprendem a procurar pela ração, você pode passar a usar comedouros para evitar o desperdício e a mistura da ração com a sujeira do chão.
MANEJO DOMÉSTICO
Enquanto no manejo comercial a unidade com que se lida são lotes de quinhentos pintinhos, no manejo doméstico normalmente estaremos tratando do manejo de 01 até 10 pintinhos. Embora nada impeça que esse manejo seja aplicado para até uns 50 pintinhos. Para lotes maiores, talvez seja melhor utilizar o modelo comercial que é mais eficiente.
...