Plagesan - Plano de Saneamento e Meio Ambiente Santo André
Artigo: Plagesan - Plano de Saneamento e Meio Ambiente Santo André. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marceloteo • 4/4/2014 • Artigo • 693 Palavras (3 Páginas) • 604 Visualizações
O PLAGESAN – Plano de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André foi constituído como um dos instrumentos da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental, ao lado do Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental, pela Lei 7.733, de 14 de outubro de 1998, que dispôs sobre essa Política.
“O PLAGESAN constituir-se-á num relevante instrumento de planejamento, articulando e integrando as diferentes componentes do saneamento ambiental – água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos, controle de riscos ambientais e gestão ambiental ao Sistema Municipal de Áreas Verdes e de Lazer – com base em diagnósticos setoriais acurados. Deverá conter, também, a definição dos recursos necessários a sua implementação e, ainda, a regulamentação dos instrumentos específicos de gestão ambiental adequados à viabilização da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental.”
Parque Natural do Pedroso
Localizado a apenas 26 minutos do centro de Santo André, o Parque do Pedroso é um dos locais mais ricos em fauna e flora no Grande ABC. O Parque do Pedroso é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e tem uma superfície de 842 hectares (cinco vezes a área do Parque do Ibirapuera, em São Paulo).
O local, administrado pelo Semasa apresenta vegetação típica de Mata Atlântica, com a presença de diversas espécies de plantas, como o manacá da serra, cedro, pau d’alho, ingá e embaúba, diversas espécies de gaviões, como o gavião-pega-macaco e o gavião pombo que estão na lista de espécies ameaçadas de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Em abril de 2009 o Semasa investiu cerca de R$ 2,2 milhões em infraestrutura para o Parque, proporcionando novas opções de lazer e aprendizado para os visitantes. Hoje, o parque recebe cerca de 3 mil pessoas nos finais de semana.
Conclusão:
O Plagesan foi instituído no ano de 1999 e por estar apoiado em políticas publicas não teve a eficácia esperada. Sou morador da região do grande ABC onde as contas pela distribuição de água e limpeza publica, não são baratas,e a Semasa é a responsável,o parque do Pedroso administrado pela mesma Semasa,no passado não muito distante foi um local de lazer e convívio com a natureza,que por muitos anos ficou abandonado e marginalizado e acredito que com um pouco mais de empenho junto a administração publica e de conscientização da população do valor desta área preservada numa região tão urbanizada quanto esta.Acredito que por estar totalmente ligada sua atividade como empresa, a sustentabilidade é um fator de altíssima importância a Semasa que poderia desenvolver mais ações de sustentabilidade,pois seus serviços de empresa são cobrados da população de onde poderia arrecadar recursos.
Referencias: http://www2.semasa.sp.gov.br/node/158
...