Planejamento Da ação Empresarial
Artigo: Planejamento Da ação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jebriel • 4/11/2013 • 945 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
Niterói
Planejamento da Ação Empresarial
O Planejamento pode ser considerado como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo.
Planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado.
Ainda, “Planejamento é a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.”.
Planejar é decidir antecipadamente
O Planejamento deve identificar antecipadamente
O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.
Portanto, o planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços.
Partes do Planejamento
O planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes:
1. Planejamento dos fins: especificação doestado futuro desejado, ou seja, a missão, os propósitos, os objetivos, os desafios e as metas.
2. Planejamento de meios: proposição de caminhos para chegar ao estado futuro desejado, por exemplo, pela expansão da capacidade de uma unidade e/ou diversificação de serviços prestados. Aqui se tem a escolha de macroestratégias, macropolíticas, estratégias, políticas, procedimentos e práticas.
3. Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos.
4. Planejamento de recursos: dimensionamento de recursos humanos e matérias, determinação da origem e aplicação de recursos financeiros. Estabelecimento de programas, projetos e planos de ação necessários ao alcance do futuro desejado.
5. Planejamento de implantação e controle: corresponde à atividade de planejar o gerenciamento de implantação da organização.
Tipos de Planejamento
Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, destaca três tipos de planejamento com diferentes níveis de decisão:
1) Planejamento estratégico
2) Planejamento tático
3) Planejamento operacional
Os níveis de decisão onde são aplicados os tipos de planejamento podem ser visualizados na figura.
1. O planejamento estratégico: relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a organização como um todo, enquanto o planejamento tático relaciona-se ha objetivos de mais curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da corporação.
O planejamento estratégico, de forma isolada, é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos em longo prazo, bem como seu alcance, resulta numa situação nebulosa, pois não existem ações mais
...